Dedicação do altar JMJ, em Rebordosa

Da natureza que deu a madeira ao trabalho que criou arte religiosa

A 14 de janeiro, a Paróquia de S. Miguel de Rebordosa aderiu e participou em peso na dedicação do novo altar da sua igreja Nova. Viveu-se, de facto, um momento de particular alegria por se tratar do altar da Jornada Mundial da Juventude, construído em Rebordosa e agora regressado a esta próspera cidade. Foi nele que o Papa Francisco celebrou, no Parque Tejo, a Vigília e a Missa de Envio. Para mais, Rebordosa associou-se intimamente às JMJ, quer enviando um assinalável grupo de jovens participantes, quer hospedando largas dezenas de estrangeiros em trinta famílias de acolhimento. Presidiu o senhor Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Na homilia, a partir das leituras bíblicas, o senhor Bispo ressaltou três ideias sintéticas: é da natureza humana de todos os tempos colocar a questão do Sobrenatural, como fizeram os discípulos de João Batista e Samuel; os que acolhem e sentem esta proximidade de Deus celebram-na na Eucaristia e demais ações litúrgicas; para isto, necessitam de um altar que, como o que foi dedicado, se assemelhe a mãos que arrancam da terra, mas projetam a vida para o Alto. E pediu aos cristãos que sobrelotaram a igreja: “Que este altar, na sua forma de mãos que sustentam a mesa onde a família se alimenta dos bens do Céu, lembre sempre a todos que a pessoa realiza-se quando sabe viver em fraternidade com os outros, a quem chama irmãos, e com Deus, que sabe ser Pai comum”.

Na Eucaristia, concelebrada pelo Sr. Pe. Ilídio Santos, pároco de Rebordosa, e pelo Sr. Pe. José Camilo Neves, natural desta terra, estiveram presentes os grupos paroquiais, as autoridades locais e os representantes da empresa Laskasas, construtora do altar, ambão e cadeiras JMJ. Destaque especial para o enorme tapete de flores, na coxia central, da porta principal ao presbitério. Este tapete, que representava o brasão episcopal e os oragos da paróquia (S. Tiago, N.ª S.ª da Livração, S. Marcos, Sta. Luzia e S. Miguel), motivou grandes elogios de todos, incluindo do Sr. Bispo que o descreveu como um “trabalho de requinte”.

A Paróquia, agradecida por ter na sua igreja tão dignificante altar e por receber o seu Pastor nesse dia tão importante e histórico, ofereceu-lhe um cordeirinho, representando simbolicamente a comunidade cristã rebordosense, momento que roubou a todos um largo sorriso de aprovação. No final, muitos foram os grupos que se quiseram fotografar junto de D. Manuel Linda, perpetuando aquela data tão assinalável.

À noite, para marcar ainda mais aquele dia de festa, ocorreu, na igreja, um concerto pela Banda de Freamunde.

Diana Silva