Dia Diocesano das Missões do Porto e Festa do Envio de Voluntários em Missão

Foi em clima festivo e de bênção que decorreu a celebração de envio de 30 missionários, leigos e consagrados, para missões em Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Celebramos na Diocese do Porto, no dia 5 de maio, na Igreja Nova de Freamunde, às 16.30h, a Festa das Missões com o envio de 30 voluntários para as missões, provenientes de várias Paróquias e Institutos, que se traduziu num evento muito expressivo e significativo de unidade e comunhão.

A procissão de entrada contou com as bandeiras de diversos Institutos e Movimentos religiosos presentes na diocese, as bandeiras dos países e as indumentárias e trajes dos grupos que representam, mostrando assim a riqueza da Igreja, na sua diversidade e universalidade católica e apostólica.

Estiveram também presentes Dom António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito Auxiliar do Porto, natural de Freamunde, diáconos e vários presbíteros missionários e da Vigararia de Paços de Ferreira, representantes dos Institutos e Movimentos Ad Gentes e Povo de Deus de diversas Comunidades da nossa Igreja, com familiares e amigos dos Enviados.

D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, presidiu à eucaristia de Envio, na bela igreja Nova de Freamunde. Antes da Aclamação ao Evangelho fez-se a chamada e apresentação ao Sr. Bispo dos Candidatos, paróquias e Vigararias de origem, Instituto e Projeto em que vão e o País e Igreja diocesana a que se destinam.

Após a homília decorreu o rito de envio destes missionários, com o Bispo impondo as mãos a abençoando estes chamados e enviados, seguiu-se a bênção das cruzes, beijar e imposição da cruz ao peito, por D. Vitorino, dando a todos um caloroso abraço de comunhão para a missão.

Na homilia D. Vitorino sublinhou que, “Somos membros vivos de uma Igreja que não nasceu por si própria, mas que foi gerada pelo Amor de Deus por cada um de nós”. Falando sobre esta intimidade da relação com Deus enfatizou “é Jesus que nos escolhe, que nos envia e que nos pede que demos fruto. Que esta celebração que hoje vivemos seja momento para recordarmos o nosso chamamento e a nossa missão, para que possamos frutificar no Amor ao sabor de Jesus, porque assim seremos seus discípulos ao serviço de todos”.

A Eucaristia terminou com alguns testemunhos dos enviados e com a bênção especial e envio final dos 30 voluntários: «Ide e Frutificai! Testemunhai que em Jesus o Amor venceu o ódio, a Vida venceu a morte…Todos Peregrinos da Esperança»

No seu testemunho José Santos, da Paróquia de Carregosa e do projeto Casa Fiz do Mundo – São Tomé, mencionou “quando partimos levamos connosco todos os rostos dos que cá ficam e quando regressamos trazemos os rostos de todos os que connosco permanecem. Desta forma mantemos viva a missão em nós, mantemos viva a missão na nossa comunidade, mantemos viva a nossa comunidade”.

Após a celebração, em clima de festa, com todos os rostos brilhantes e os Enviados, cheios de fervor e algumas lágrimas, a imensa e diversa assembleia lembrou, neste dia da Mãe, todas as Mães presentes, as que vão partir, e todas as Mães desta Igreja Local e do Mundo.

Finalmente, o Diretor do Secretariado das Missões Porto, em nome de toda a Equipa e dos Enviados agradeceu a todos os que tão generosamente se empenharam nesta festa missionária e se fizeram presentes, à vigararia e paróquia de acolhimento, realçando: “A Igreja do Porto, envia hoje estes voluntários, que nos próximos meses partirão para Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com muita esperança e fé, pedindo a Jesus Ressuscitado que os abençoe, conforte e anime na missão confiada e que esta dê muitos frutos. Damos Graças a Deus por estes trabalhadores da sua Messe e que sejam modelo exemplar para muitos mais na nossa Igreja do Porto”.