«Escutar Deus na voz dos Jovens» em Gondomar

Sábado, 17 de Fevereiro, foi o dia de ouvir os jovens da região pastoral do Grande Porto. A Iniciativa «Escutar Deus na voz dos Jovens» realizou-se de novo, desta vez no Multiusos de Gondomar e organizada pela Equipa Vicarial daquele concelho. Gondomar recebeu o Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que chegou de folha em branco para anotar tudo o que os jovens sugeriam. Sonhos, desejos, propostas e vontades foram ouvidos naquela sala. Desde o papel da Mulher na Igreja, ao conhecimento da Palavra, à inclusão de todos os que são detentores de alguma necessidade especial, à posição dos jovens na Igreja e à adaptação da linguagem dos catecismos das crianças e adolescentes, o evento foi pródigo na partilha do sentir que o Espírito suscita nos corações de todos os que participaram.

Por entre cânticos, música, dança dramatizada e testemunhos belos de esperança e superação, todos sentiam que só é possível viver «Juntos, alegres, a caminho» de uma Igreja cada vez mais ao jeito de Jesus. Os jovens têm Fé que a Igreja é para TODOS, TODOS, TODOS! E para isso há que demolir barreiras para que seja espaço de encontro com Deus, com os irmãos e de cada um consigo mesmo. Colocar-se no lugar do outro há-de ser o elemento chave para se efetivar uma Igreja que se quer inclusiva e atenta.

Todos foram desafiados pelo Senhor D. Manuel: os jovens para se atreverem a propor e agir e os párocos e agentes pastorais a acolherem com zelo as suas sugestões, cuidando de manter viva a chama da audácia!

«Porto, que procuras?»: os jovens são o presente e o futuro, têm de ser ouvidos!