Faleceu o Padre Belmiro Coelho da Silva

Faleceu hoje, dia 10 de abril de 2024, o Padre Belmiro Coelho da Silva. Nascido em Baltar, Paredes, a 16 de outubro de 1927, contava 96 anos de idade.

Ordenado em 27 de setembro de 1953, em Carcavelos (Lisboa), como sacerdote da Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos), desempenhou sucessivamente as seguintes missões: Entre 1954 e 1958, Professor do Seminário Maior de Cristo Rei (Nova Lisboa, Angola), capelão dos Irmãos do Espirito Santo, em Angola; assistente da Mocidade Portuguesa e Professor de Religião e Moral, no Liceu; Assistente da Liga Intensificadora da Ação Missionária no Huambo (Angola). Em 1962 conclui o Curso de Sociologia em Roma. Em 1970, torna-se Superior da Missão Católica de Huambo.

Em 1975 regressa a Portugal e desempenha a missão de professor no Colégio das Irmãs Beneditinas em Baltar. A 26 de maio de 1976 é nomeado pároco de Abragão, em Penafiel e em 1985, pároco de Vila Cova de Vez de Avis, também em Penafiel.

Exerceu dois mandatos como membro do Conselho Presbiteral da Diocese. Por motivos de idade deixou a paroquialidade de Vila Cova em 2018 e de Abragão em 2019.

O seu funeral será amanhã, às 16h00, na igreja de Baltar, presidido pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, Sr. D. Vitorino Soares.