Fundo de Emergência da Diocese do Porto

Com o que os sacerdotes e diáconos costumam oferecer por altura da renovação dos cartões de identidade eclesiástica e com dádivas de quem o deseja fazer, a Diocese do Porto constituiu um Fundo de Emergência para situações mais prementes. Além deste, possui o Fundo de Solidariedade, com um volume muito maior, que ajuda instituições, mormente em países em vias de desenvolvimento. E também, todos os anos, destina a coleta resultante da renúncia quaresmal a alguma obra assistencial, quase sempre fora da Diocese.

No ano de 2023, o Fundo de Emergência obteve uma receita de 21.710 euros (16.710 dos sacerdotes e diáconos e 5.000€ da Irmandade dos Clérigos) e distribuiu 17.452,80€ (10.439,80€ a instituições civis de solidariedade, 3.053€ a famílias e 3.960€ a pessoas pobres). Ficou-se, portanto, com um saldo positivo de 4.257,20 que transita para 2024.