POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Instituição de Leitores e Acólitos com “especial sabor”, disse D. Manuel Linda


O bispo do Porto sublinhou de que os dezoito fiéis instituídos “propõe-se servir o Povo de Deus no grande ministério que é o ordenado”: dez para o Diaconado Permanente e oito para o Presbiterado.

 

No domingo dia 30 de novembro, numa celebração na Catedral do Porto, foram instituídos dezoito fiéis nos Ministérios de Leitor e Acólito. Na ocasião, D. Manuel Linda disse que “se todos os ministérios e serviços edificam a Igreja, estes possuem um especial sabor, já que, quem neles vai ser instituído, propõe-se servir o Povo de Deus no grande ministério que é o ordenado: dez no Diaconado Permanente e oito no Presbiterado”.

 

O bispo do Porto deixou apelos concretos a cada um dos ministérios. Aos Leitores pediu-lhes que deixassem entrar a Palavra de Deus nos seus corações.

 

”Vós, próximos Leitores, quando, em breve, vos dirigir as palavras da liturgia ‘Recebe o livro das Sagradas Escrituras e transmite fielmente a Palavra de Deus, para que ela brote e dê fruto no coração dos homens’, considerai-as como missão difícil, mas edificadora de um povo a quem o Senhor convoca para a salvação. O primeiro verbo a ser usado é receber. Quer dizer: deixai que a Palavra da Revelação entre, em primeiro lugar, no vosso coração. Só assim terá cumprimento o segundo verbo: transmitir. É que esta transmissão não é mecânica: só se transmite fielmente quando leva consigo aquela compreensão quente e amorosa que fermentou no coração do crente. E então sim, cumprem-se o terceiro e quarto verbos: brotar e dar frutos no coração dos homens”, afirmou.

 

E acrescentou ainda: “Reparem nos dois corações, ambos recetores: o daquele que vai transmitir a Palavra e o seu destinatário final. É que o conteúdo da Palavra é o amor e a misericórdia de Deus. Um amor a pôr em prática, porque é essa a verdadeira sabedoria e inteligência. E quando se fala em amor, na nossa linguagem simples, referimo-nos ao coração, como complemento da inteligência: a Palavra tem de ser compreendida e penetrada a partir da nossa razão, mas tem de frutificar na nossa afetividade”.

 

Aos novos Acólitos, D. Manuel Linda sublinhou a importância de conjugar o verbo servir. “Servir a presença viva de Cristo no centro da assembleia”, declarou.

 

“Quanto aos Acólitos, dirigir-me-ei com palavras semelhantes, quando vos apresentar o pão e o vinho: ‘Recebe este vaso com o pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja’. Também aqui o percurso pessoal é o mesmo: receber a matéria eucarística não só com as mãos, mas com o coração; viver exemplarmente este mistério; servi-lo ao Povo de Deus como “mesa do Senhor e da Igreja”. A tarefa do Acólito é servir: servir a presença viva de Cristo no centro da assembleia e servir esta mediante o único Pão e o único Vinho que a congrega na unidade, na salvação e na paz. A sua função passa também por animar a adoração e as diversas formas de culto eucarístico”, disse D. Manuel Linda.

 

São estes os novos Leitores e Acólitos agora instituídos pelo bispo do Porto.

 

LEITOR

 

Seminário Redemptoris Mater

Edgar de Almeida Catarino       

São Mamede, Batalha

José Maria Romba de Oliveira Conceição Simões. Santo Ovídio, VN de Gaia

Juan Felipe Sanabria Guzmán, El Carmen de Bolivar, Colômbia

Pablo González Dimaté, La Milagrosa Popayán, Colômbia

 

Diaconado permanente

António Jorge Fonseca Ribeiro, Guifões, Matosinhos

Fernando Jorge do Couto Leite Dias, Campanhã, Porto

Francisco Pamplona Barbosa, Senhora da Hora, Matosinhos

José Miguel Valente Tavares, Oleiros, Santa Maria da Feira

Manuel Jorge Pinto de Almeida Fortunato, Gueifães, Maia

 

 

ACÓLITO

 

Seminário Maior

Adão Mbije Vicente, Beire (Casa do Gaiato), Paredes

João Paulo Viage Lima, São Mamede do Coronado, Trofa

 

Seminário Redemptoris Mater

Ângelo Luís Abelhas Inácio, Guide, Mirandela

Bernardo Augusto Passos Lima, Santo Ovídio, VN de Gaia

 

Diaconado permanente:

Carlos Alberto Inês da Fonseca Martins, Valongo

Luís Filipe Lima Vieira, Foz do Douro, Porto

Luís Maciel Moreira Ribeiro, Senhora do Porto

Paulo Manuel Marques da Costa, Santo Adrião de Vizela

Rui Miguel Teixeira Ferraz, Senhora do Porto