JMJ: Porto acolhe mais de 16 mil jovens com um grande programa de atividades nos Dias na Diocese

No total são 16212 jovens, chegam de todo o mundo e vão encher as ruas do Porto nos Dias na Diocese, a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude e que decorre de 26 a 31 de julho. Divulgamos o programa

Da Polónia, com 3644 peregrinos, ao Quirguistão, com 11 jovens inscritos, passando pela França com 3471 e até pelos Emirados Árabes Unidos com 3 peregrinos, serão, ao todo, 61 nacionalidades que vão estar nos Dias na Diocese (DND) do Porto antes de partirem, rumo a Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

Acolher os jovens peregrinos

Estão inscritos nos DND do Porto 16212 jovens peregrinos. Destes mais de 7500 jovens ficarão alojados em casa de famílias de acolhimento. O Porto conta com mais de 2700 famílias que, voluntariamente, se inscreveram para receber jovens peregrinos nas suas casas.

Entretanto, os restantes serão acomodados em diferentes espaços comunitários, tais como, instalações paroquiais ou escolas espalhadas um pouco pelo território da diocese.

Os Dias na Diocese (DND) correspondem à semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude e decorrem de 26 a 31 de julho, em 17 dioceses de Portugal. Jovens de todos os cantos do mundo vão poder conhecer a Igreja local, partilhando a sua cultura e as diferentes maneiras de vivenciar a fé com as comunidades de cada região. Tanto para os peregrinos como para as comunidades anfitriãs, esta será uma experiência de partilha, evangelização e missão.

Muitas atividades no programa

O Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto apresentou na segunda-feira dia 17 de julho o programa que inclui uma grande diversidade de atividades culturais, desportivas e espirituais.

Nos primeiros três dias, – 26, 27 e 28 de julho – as manhãs dos jovens serão passadas nas paróquias onde estiverem alojados para conhecerem a realidade local e partilharem a sua experiência de fé com a comunidade anfitriã. Já no período da tarde, das 14h às 18h30, haverá uma panóplia de atividades espalhadas pelo Porto, Gaia e Matosinhos.

No âmbito cultural, estarão em cena três musicais – “Via Crucis” (no Coliseu do Porto) e “Evangelho” (no Auditório da Casa de Vilar) nos dias 26, 27 e 28, e “Cristo Vive” (no Estúdio do Perpétuo Socorro) apenas no dia 27.

Já o palco do Parque da Cidade vai contar com a música de artistas de renome nacional: Carolina de Deus (no dia 26), Karetus (no dia 27) e Mundo Segundo (no dia 28), das 17h às 18h30.

As principais igrejas do Porto vão estar abertas para visita e, em algumas delas – na Igreja dos Clérigos e na Igreja da Lapa – será também possível assistir a um concerto de órgão de tubos.

No plano espiritual, toda a semana será marcada por alguns momentos de oração. Para reforçar a vivência e partilha da fé, também durante os três primeiros dias da semana dos DnD, algumas igrejas estarão preparadas para dinâmicas específicas – oração de Taizé (na Igreja dos Grilos) e adoração ao Santíssimo (na Igreja das Taipas). A Igreja da Trindade será o espaço dedicado ao sacramento da Reconciliação; já a oração do Terço e a Eucaristia serão celebradas na Igreja dos Carmelitas, a partir das 15h.

No quadro desportivo, destacam-se as demonstrações de ginástica a decorrer no Pavilhão Municipal das Pedras, em Vila Nova de Gaia.

Nestes três primeiros dias, haverá também quatro sugestões de percursos turísticos que os peregrinos poderão fazer para ficarem a conhecer os principais pontos de visita da Invicta. Cada roteiro é dedicado a uma zona da cidade: Boavista/Palácio de Cristal, Marginal, Foz e Campanhã/Antas.

Já o dia 29 de julho (sábado), será marcado por uma grande festa que vai reunir os milhares de jovens de todo o mundo no Parque da Cidade do Porto. Depois da Eucaristia com o bispo D. Manuel Linda, às 11h, a tarde será celebrada com as mais variadas atuações. Das fanfarras, ranchos e bandas tradicionais até aos concertos da cantora Aurea e das bandas ‘Follow Him’, ‘Missio’ e ‘The Sun’, o maior encontro de jovens peregrinos no Porto promete muita animação.

Depois dos DND, os jovens partem para Lisboa. De 1 a 6 de agosto são esperados na JMJ Lisboa 2023 mais de um milhão de participantes neste grande encontro internacional de jovens com o Papa Francisco.

LC e RS