JMJ: proximidade nas paróquias e energia no Parque da Cidade

No seio das paróquias, o dia dos peregrinos começa bem cedo com a oração da manhã. Depois do momento espiritual, os diferentes grupos partem para conhecer as comunidades locais. Durante a tarde há uma grande oferta de eventos culturais.

No segundo dia de ‘Dias na Diocese’, a Voz Portucalense acompanhou a manhã do grupo de jovens peregrinos que chegaram à Paróquia de Gulpilhares. Por volta das 8h30, na Igreja Paroquial, começa a oração da manhã que, desta vez, foi seguida por uma Eucaristia, presidida, em inglês, por um dos sacerdotes que vieram de Jacarta. Os jovens trazem consigo um bocadinho da sua cultura, partilhando-a com a comunidade local. As bandeiras de Portugal, Nicarágua, Indonésia e República Checa decoravam a Igreja, tornando o ambiente mais acolhedor para as centenas de peregrinos estrangeiros que fazem desta a sua casa, durante a semana. Um Pai Nosso rezado em diferentes línguas e uma Homília inspirada na horta da “Mama Josefina”, a paroquiana que acolheu o sacerdote em sua casa, foram os momentos que marcaram a Eucaristia e mostram que vivemos uma fé que ultrapassa fronteiras.

Depois da missa, os jovens dividiram-se em três grupos para visitarem três associações da freguesia – o clube de Hóquei em patins (a Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares), o Grupo de Teatro Amador (TEAGUS) e, por fim o Rancho Regional de Gulpilhares. Neste último, indonésios, polacos, checos e portugueses tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa cultura, numa atividade inter-geracional em que puderam aprender a dançar as típicas danças folclóricas.

Cada paróquia é responsável pela organização das suas próprias dinâmicas. Em Gulpilhares, Beatriz Martins, uma das responsáveis pelas atividades matinais da paróquia nos DnD, conta que na 4ª feira, 26 de julho, os peregrinos puderam conhecer os quatro principais centros de culto da zona: a Igreja Paroquial, a Igreja de Stª Teresinha, em Francelos, a Capela de Nª Srª. dos Anjos e, por fim, a Capela do Senhor da Pedra, na praia. Na próxima 6ª feira, os jovens vão visitar e animar os lares da região.

Durante a tarde, é tempo de partirem para a cidade do Porto onde têm a oportunidade de visitar alguns museus, parques e monumentos, bem como de fazer visitas turísticas pelos pontos mais emblemáticos da Invicta.

Ao final da tarde desta 5ª feira, no Parque da Cidade, os Karetus subiram ao palco do Queimódromo para dar música e muita animação aos jovens portugueses e estrangeiros. Os dois DJ’s que “veem música em tudo”, transformam momentos engraçados da atualidade e vídeos virais da Internet em remixes de música eletrónica; nesta tarde, transformaram também, com a sua energia contagiante, o público dos Dias na Diocese. Carlos Silva e André Reis apresentam-se com os fatos típicos dos caretos de Trás-os-Montes e oferecem um concerto especialmente intenso e visual. Os temas que passam têm um estilo muito próprio e por isso, segundo os artistas, “a essência do grupo só pode ser vivenciada nos espetáculos ao vivo”. De um modo original e fora do comum, esta é também uma forma de dar a conhecer aos peregrinos estrangeiros um pouco das singularidades da cultura portuguesa.

LC | Fotos: LC e JLC