“Novos rumos da política. Configuração cristã da vida pública” é o tema das Jornadas de Teologia da Universidade Católica no Porto neste ano de 2026. “A Igreja deve ser capaz de escutar e fazer uma leitura dos sinais dos tempos” salienta o padre Abel Canavarro, vice-diretor do Curso de Teologia e coordenador das Jornadas.
Decorrem esta semana na Faculdade de Teologia no Porto, de 2 a 5 de fevereiro, as Jornadas de Teologia. As várias conferências terão lugar no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e são sobre o tema “Novos rumos da política. Configuração cristã da vida pública”.
Em declarações ao jornal Voz Portucalense, o padre Abel Canavarro, coordenador das Jornadas de Teologia no Porto, sublinha que é objetivo deste evento “olhar a realidade” lançando pistas sobre como “o cristão se deve situar no mundo”.
“A Igreja deve ser capaz de escutar e fazer uma leitura dos sinais dos tempos” salienta o vice-diretor do Curso de Teologia da UCP, que destaca ainda a urgência da “construção de uma sociedade mais justa” na qual “os cristãos devem marcar a diferença”.
“O cristianismo é humanismo”, sustenta o professor da UCP, apontando o cristianismo como “estilo de vida” no qual “os cristãos devem ser, não só portadores, mas também testemunhas dos valores” do cristianismo.
“Um cristianismo que não nos ensina a ser mais humanos, mais solidários e a estarmos próximos dos que sofrem, não é um autêntico cristianismo”, afirma o padre Abel Canavarro rematando que “as pessoas são rostos, não são números”.
Neste ano de 2026 o programa é constituído por conferências e comunicações, nas manhãs dos quatro dias das jornadas, às 10h00 e às 11h00. Os conferencistas são Rui Ramos (Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa) Inês Espada Vieira (Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa), Jorge Botelho Moniz (Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração – Universidade Lusófona); Carlos Jalali (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território – Universidade de Aveiro), Sónia Monteiro (Faculdade de Teologia/UCP), Luís Castro, padre Jorge Teixeira da Cunha, padre Sérgio Leal (Faculdade de Teologia/UCP), Nuno Ornelas Martins (Católica Porto Business School/UCP), José Azeredo Lopes (Escola do Porto da Faculdade de Direito/UCP e Mariana Barbosa (FEP-UCP).
As Jornadas de Teologia no Porto são organizadas em colaboração com a diocese do Porto e a Irmandade dos Clérigos.