Reconduzir, Reconstruir, Unir
As paróquias de Vila Chã de São Roque e Macieira de Sarnes receberam, entre 13 e 18 de janeiro de 2026, a Visita Pastoral de D. Roberto Mariz, num programa marcado pelo encontro próximo com as comunidades, a escuta pastoral e a celebração da fé.
A Visita Pastoral teve início na terça-feira, dia 13, com a receção ao senhor bispo na Igreja de Macieira de Sarnes, seguindo-se momentos de oração, visitas a empresas e a doentes, bem como o convívio com paroquianos. Nesse mesmo dia, destaca-se, ainda, a Assembleia Interparoquial com os grupos paroquiais das duas comunidades, dos setores evangélico, litúrgico e sócio-caritativo, no auditório da Junta de Freguesia de São Roque. Neste encontro, D. Roberto Mariz apelou ao sentido de consciência diocesana e à alegria de estar juntos, à importância de manter os três setores paroquiais vivos, com destaque para o evangélico e para uma dinâmica litúrgica e orante que envolva a comunidade, e a uma ação social estruturante que dê autoridade e credibilidade à fé.
Ao longo de quarta, quinta e sexta-feira, D. Roberto Mariz visitou diversas instituições sociais, lares, escolas e centros educativos das duas paróquias, reforçando a proximidade da Igreja às realidades da infância, da educação e da terceira idade. As celebrações eucarísticas, as confissões e os encontros com famílias e crismandos das duas paróquias, sublinhando a importância do acompanhamento dos jovens no seu percurso de fé, marcaram, igualmente, estes dias. O encontro com coletividades e autarcas foi um dos pontos altos, promovendo o diálogo e a corresponsabilidade pastoral, num cruzamento da Igreja e da Fé com a Sociedade Civil, com vista ao bem-estar das pessoas. D. Roberto Mariz desafiou a que se seguisse o modelo de Baden-Powell: “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes”.
No sábado, o programa centrou-se nos encontros com catequizandos, jovens e respetivas famílias, em Macieira de Sarnes e São Roque, proporcionando espaços de partilha e reflexão comunitária.
O ponto alto da Visita Pastoral aconteceu no domingo, dia 18, com a celebração do sacramento do Crisma, às 9h00 na Igreja de Macieira de Sarnes, onde foram crismados oito jovens e adultos e às 11h00 na Igreja de São Roque, com o crisma de trinta jovens e adultos.
Nesta celebração, D. Roberto Mariz deixou um desafio às paróquias: reconduzir, reconstruir, unir. É preciso voltar a trazer as pessoas às celebrações, reconstruir e fortalecer os grupos paroquiais e unir as comunidades, num caminhar conjunto na Fé e na Pastoral, em torno da vontade de Deus.
O dia culminou com o almoço de encerramento da Visita Pastoral.
Esta Visita Pastoral constituiu um momento significativo de renovação espiritual e de fortalecimento dos laços entre o pastor diocesano e as comunidades paroquiais, sendo um convite à participação ativa e à vivência da fé em comunhão. As paróquias agradecem a presença próxima, humana e cativante de D. Roberto Mariz no seio das comunidades.