POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

O bispo em Visita Pastoral a Lordelo do Ouro


A Solenidade de Cristo-Rei deste ano de 2025 fica assinalada na Paróquia de S. Martinho de Lordelo do Ouro, Porto,

pela Visita Pastoral do Bispo, na pessoa de D. Joaquim Dionísio.

 

Batismo e Crisma na Eucaristia

 

A Eucaristia integrou a Celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã com uma Catecúmena e do Sacramento de Confirmação com 18 Jovens e Adultos. Valorizou esta expressiva Assembleia Litúrgica a presença das Famílias com os Padrinhos dos Crismandos. Os Paroquianos também quiseram assinalar o significado da Visita do Senhor Bispo acorrendo em maior número, deixando, no entanto, lugares para outros/as no amplo espaço da Igreja. Os Grupos Corais que ao longo do ano participam na Eucaristia em horários diferentes, prepararam-se em conjunto para prestarem neste dia o melhor serviço musical ao seu alcance.

Jesus o Rei Crucificado

D. Joaquim centrou a Homilia no Evangelho que apresenta Jesus Crucificado no meio de dois salteadores. Apontado aí como Rei, reina pelo serviço até à entrega da própria vida. Sendo a Cruz o Símbolo da Sua Doação, é no Altar que Ele se oferece a todos/as, em cada tempo e lugar. Aos batizados e Crismados que se unem a Cristo desta maneira, apelou o Senhor Bispo para que sejam Discípulos Missionários. Nas diversas responsabilidades que vão assumindo na Família, na Sociedade e na Igreja hão-de marcar a sua identidade de cristãos pela entrega generosa dos dons que receberam. Transformar o Dom da Vida e todos os outros dons que recebemos em Dever de oferta das nossas capacidades aos que contam connosco é a missão dos batizados e crismados em comunhão com Cristo.

 

O dom a transformar em dever

 

Da passagem do D. Joaquim pela Paróquia em Encontros vários desde a Quarta-feira até ao Domingo merece ser relevada a Sua capacidade de sintonizar com as pessoas nas variadas situações. Teve um Encontro com os Crismandos. Com a pedagogia do diálogo, em perguntas solicitando respostas, apresentou os Sacramentos como Encontros com Cristo decorrentes do Batismo. Teve o cuidado de mostrar o Significado dos Ritos e Sinais que apontam para o Dom do Espírito Santo. Interpelou os participantes lembrando os Dons a que importa responder em Dever de oferta também: a Vida, a Família, a Fé, a Inteligência, a Igreja, as pessoas…

 

Para constituir o Conselho Paroquial de Pastoral

 

Na Assembleia Paroquial na noite de Quarta-feira com os Grupos de Serviço Paroquial, com serenidade e clareza, lembrou D. Joaquim a necessidade de constituir o Conselho Paroquial de Pastoral. Falou da atividade pastoral a realizar em caminho conjunto dos Paroquianos com o Pároco, orientados pela forma sinodal de escuta de todos e de compromissos assumidos. Para que ninguém se sinta à margem da comunhão e de missão da igreja, lembrou o caso do Apóstolo Pedro. Tendo negado claramente a sua relação com Cristo na noite da Paixão, foi por Ele procurado nos dias da Ressurreição para reatar um compromisso de amor. Em ordem a um alargamento da atividade dos Paroquianos na Vigararia Porto Poente, comunicou D. Joaquim a realização de um primeiro Encontro Vicarial de representantes dos Leigos das Paróquias, previsto para 28 de Janeiro de 2026.

 

A população precisa do serviço de todos

 

Deixou também uma impressão muito positiva da Igreja que representa como Bispo a Visita do D. Joaquim à União e Assembleia de Freguesias, à Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro (ADILO) ao Jardim de Infância da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, à Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, à Escola Leonardo Coimbra, ao Centro de Dia da Arrábida, ao Serviço de Apoio Domiciliário do Bairro Pinheiro Torres prestado pela Obra Diocesana de Promoção Social e à Casa de Lordelo.

 

O convívio que faz falta

 

Para que a Visita Pastoral fosse oportunidade de convívio que faz falta, um grupo que com o Pároco preparou a Visita assumiu realizar um almoço aberto a todos os Paroquiano que se inscrevessem. Na ampla sala de convívio e Recreio da Escola Leonardo Coimbra, com o apoio da cozinha/cantina da Escola e de um Restaurante próximo, juntaram-se cerca de 80 Paroquianos de quem o Senhor Bispo se despediu antes do fim, partindo para outro compromisso.

 

Agradecimento

 

A Paróquia fica agradecida à direção do Agrupamento da Escolas Leonardo Coimbra e ao Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto pela preciosa e amiga colaboração.