Obrigado senhor Dom Pio

Bispo do Porto agradeceu doze anos de serviço como Administrador Apostólico e bispo auxiliar. “Trabalhou exemplarmente”, disse D. Manuel Linda. Publicamos as suas palavras.

Ao longo de doze anos, desde 2011, o senhor D. Pio Gonçalo Alves de Sousa trabalhou exemplarmente nesta nossa Diocese, amou-a, sacrificou-se por ela, participou em bons e maus momentos eclesiais e governou-a zelosamente, como Administrador Apostólico, desde 1 de julho de 2013 a 21 de fevereiro de 2014. E, já depois de o Santo Padre, o Papa Francisco, haver aceitado o direito à sua resignação, continuou a ajudar-me no governo e na pastoral desta grande Diocese do Porto ao longo de mais de três anos.

Quero agradecer-lhe, senhor D. Pio, quanto deu a esta nossa Igreja de que também faz parte. Quero felicitá-lo pelas profundas amizades que aqui criou e pela admiração que a sua postura simples gerou em muita, muita gente, como o comprova as condecorações que Câmaras Municipais lhe atribuíram e a quem eu agradeço. De coração, estou-lhe muito reconhecido pelos sábias e prudentes visões que transmitia ao Conselho Episcopal, sempre que procurávamos soluções para problemas e critérios para os caminhos a percorrer. Grato, também, pelo trabalho realizado, fundamentalmente nas regiões do Porto e Norte e em duas Comissões muito importantes para esta Diocese: desde o início, a de Infraestruturas e Arte Sacra e, desde há mais de quatro anos, a do Cuidado dos Frágeis e Adultos vulneráveis. Bem-haja.

Como Bispo, o senhor D. Pio continuará, para sempre, incardinado nesta Diocese do Porto. O justo descanso a que tem direito não diminui o grau de pertença. Continuaremos a navegar na mesma barca de Pedro e no específico setor que nos foi distribuído: a bela Diocese do Porto. Como manifestação de gratidão pelo muito que nos deu e para que jamais se esqueça da Senhora da Assunção, Padroeira da Diocese e da Senhora da Vandoma, Padroeira da Cidade do Porto, queremos entregar-lhe uma imagem, expressão da comum pertença à mesma Igreja que formamos. Que Deus o compense pelos muito que aqui deu concedendo-lhe os dons da felicidade e da saúde.”