POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira: peregrinação vicarial


No passado dia 5 de julho, decorreu uma peregrinação vicarial ao Santuário de Nossa Senhora de La-Salette, na qual participaram as 19 paróquias que pertencem à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.

 

Este evento foi organizado com o apoio de toda a Vigararia, tendo sido coordenado pelo Conselho Vicarial de Leigos e contou com a presença do Sr. Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho, que presidiu à eucaristia campal na qual participaram também todos os sacerdotes e diáconos da Vigararia, bem como alguns sacerdotes missionários.

 

Assim, as diferentes paróquias organizaram-se em 5 percursos diferentes, em função da sua proveniência geográfica partindo, cada uma delas, a pé, da sua igreja matriz, e juntando-se às demais, pertencentes ao mesmo percurso, até concluírem, todas, esta caminhada, em La-Salette.

 

Aqui, organizaram-se 3 momentos: o primeiro, à entrada do parque, com uma receção e oração de boas-vindas e um cântico a Maria; depois, os grupos recém-chegados foram conduzidos até à entrada da capela, passaram a Porta Santa e foram recebidos pela equipa vicarial de jovens, que desenvolveu uma dinâmica com a cruz e diversos elos, representando, cada um, uma paróquia da vigararia, símbolo de união, trabalho em equipa e espírito comunitário, trabalho este sustentado e fortalecido pela força da cruz. A cruz, enfeitada pelos diferentes elos, foi oferecida Deus, no ofertório solene da eucaristia, como sinal do trabalho desenvolvido por esta comunidade vicarial.

 

Depois, o terceiro e grande momento foi a eucaristia, na qual participaram, em coro, mais de 100 vozes, provenientes das diversas paróquias da vigararia.

 

Num verdadeiro espírito de comunhão e fé, este momento tornou-se um hino vivo de louvor e ação de graças, reconhecendo as bênçãos derramadas sobre toda a comunidade ao longo deste ano de graça. A união das vozes, fruto da dedicação dos coros paroquiais e da colaboração entre as comunidades, foi expressão visível da riqueza espiritual e da vitalidade pastoral da vigararia, num gesto de emocionou todos os presentes e deu pleno sentido à celebração jubilar.

 

Ao Sr. Bispo, D. Roberto, o nosso muito obrigada, pela sua presença e pela sua bênção revigorante e inspiradora.