Papa envia “palavra de estímulo” para processo de escuta dos jovens

Francisco agradece “sentimentos de afeto e comunhão” dos jovens da diocese do Porto que estão envolvidos na iniciativa “Porto que procuras?. Vinde e vede”. Em Paredes teve lugar um primeiro encontro que juntou cerca de mil jovens.

O Papa Francisco, através da Secretaria de Estado, fez chegar ao bispo do Porto uma carta na qual assinala como uma “nobre intenção” o “processo de escuta dos jovens da diocese” do Porto através da iniciativa “Porto, que procuras? Vinde e vede”. “Uma palavra de estímulo a quanto aderirem e se deixarem envolver no referido processo”, assinala a carta.

“Sua Santidade apreciou a nobre intenção que move os criadores e dinamizadores do evento”, refere a missiva da Secretaria de Estado do Vaticano que foi enviada em resposta a uma carta de D. Manuel Linda, bispo do Porto.

“O Papa Francisco agradece-lhes os sentimentos de afeto e comunhão”, pode-se ler na carta que exorta os jovens da diocese do Porto a fazerem desta iniciativa um momento para “partilhar e descobrir as alegrias e os problemas verdadeiros do mundo”.

Para a diocese do Porto o Santo Padre envia a sua Bênção Apostólica.

Precisamente, no sábado dia 13 de abril pelas 21.30h, teve lugar no Pavilhão Multiusos de Paredes, o citado processo de escuta aos jovens intitulado “Porto que procuras? Vinde e vede”.

Um trabalho que está a ser coordenado pelo padre Jorge Nunes, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e que se alargou a outros secretariados e movimentos.

O encontro que teve lugar no concelho de Paredes, que juntou cerca de mil jovens, contou com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda, Vereador da Juventude, Paulo Silva, do diretor do SDPJ e vários párocos locais. Especial referência à animação musical da Banda Missio.

Recordamos que em carta dirigida aos jovens da diocese, D. Manuel Linda propõe como objetivo “que se encontrem novas dinâmicas, novas linguagens e novos caminhos para os tempos atuais e futuros da Igreja do Porto”.