POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Prémio D. António Francisco 2025 foi atribuído ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória


O Prémio D. António Francisco, criado em conjunto pela Associação Comercial do Porto, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, foi atribuído na sua edição deste ano de 2025 ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, no Porto.

 

No dia 23 de setembro 2025, no futuro equipamento de creche/jardim de infância do Centro Histórico do Porto, foi realizada a cerimónia de entrega do Prémio ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, numa iniciativa conjunta da Associação Comercial do Porto e da Irmandade dos Clérigos.

 

O Júri do Prémio D. António Francisco – constituído por Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto; Padre Manuel Fernando, Presidente da Irmandade dos Clérigos; e António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto – deliberou a atribuição desta edição ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, que tem assistido a um aumento significativo de procura pelos seus serviços por parte da migração pendular, em particular a de menor capacidade financeira e com graves problemas de comunicação e inclusão social.

 

O júri declara: “Homenageamos o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória pelo seu trabalho dedicado à promoção da dignidade, inclusão social e apoio às comunidades mais vulneráveis. Expressamos ainda o nosso orgulho nesta iniciativa, reafirmando o nosso compromisso comum de continuar a apoiar e valorizar projetos e instituições que lutam pelo bem-estar e dignidade de todos”, destacam as instituições envolvidas numa declaração conjunta.

 

O presidente do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, Monsenhor Agostinho Cesário Jardim Moreira, agradece “este reconhecimento para levar a bom porto as obras em curso, que permitirão acolher mais de 70 crianças até aos 36 meses. Este projeto corresponde a uma resposta social de grande impacto social na vida das famílias portuenses.”

 

Este projeto vai permitir colmatar a carência de vagas em creches e jardins de infância, mas também, para contribuir para que as famílias possam reorganizar a vida e fixar estas pessoas nesta comunidade.

 

 

O Centro Social

 

O Centro Paroquial Social de Nossa Senhora da Vitória afirma-se como uma instituição de proximidade, dedicada ao apoio social, cultural e espiritual da comunidade. Nascido do espírito solidário da paróquia, o centro procura responder às necessidades mais prementes das famílias, crianças, jovens e idosos, promovendo a dignidade humana e o fortalecimento dos laços comunitários. Para além da assistência social, constitui-se também como espaço de encontro, partilha e crescimento, onde a fé e a solidariedade se traduzem em gestos concretos de apoio e serviço ao próximo.

 

A Irmandade e Torre dos Clérigos

 

Constituída pela união de três instituições nascidas no Século XVII no Porto, a Irmandade dos Clérigos é uma instituição solidária, responsável pela gestão do conjunto arquitetónico Clérigos, classificado Monumento Nacional desde 1910. Desenhadas pelo arquiteto Nicolau Nasoni, a Igreja e a Torre são a casa da Irmandade dos Clérigos desde 28 de março de 1748. Desde 2014, ano da sua musealização, tanto a Igreja, lugar de culto, quanto a Torre e o Museu são palco de uma agenda cultural intensiva nas áreas da música, pintura, escrita e fotografia, que se juntam às exposições permanentes do acervo da Irmandade dos Clérigos.