No passado dia 09 de novembro, na Vigararia de Paredes foram crismados 334 jovens em duas celebrações: uma na Igreja de Lordelo presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares e outra na Igreja da Sobreira presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Na Igreja de Lordelo foram crismados 157 jovens das paróquias de Astromil, Besteiros, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Rebordosa, Sobrosa e Vilela. D. Vitorino Soares, que presidiu a esta celebração, aproveitando a Solenidade da Dedicação da Basílica de São João de Latrão que se celebrava neste dia, convidou os jovens crismandos a sentirem-se membros de uma Igreja que é verdadeira família e comunidade e que nos envia para sermos templos vivos, onde Jesus é o grande alicerce. Só a partir de Jesus podemos chegar até Deus, “porque Ele é templo de encontro com Deus e com os homens e por isso, somos todos convidados a sermos imagens do templo que é Jesus Cristo”. O Bispo Auxiliar do Porto, lançou aos jovens crismandos o grande desafio de serem “oportunidade de encontro para os outros e que os outros possam chegar ao encontro com Deus através deles, sabendo sempre que é o encontro pessoal com Jesus que fará de cada um deles templos do Espírito que estes 157 receberam neste dia”.
Na Igreja de S. Pedro da Sobreira foram Crismados 177 jovens das paróquias de Aguiar de Sousa, Baltar, Beire, Bitarães, Castelões de Cepeda, Cête, Gandra, Gondalães, Louredo, Madalena, Mouriz, Parada de Todeia, Recarei, Sobreira, Urrô e Vandoma da Vigararia de Paredes. Nesta celebração foram ministros confirmantes o Bispo Auxiliar D. Vitorino Soares e o Bispo do Porto, D. Manuel Linda que presidiu à celebração. Na sua homilia, D. Manuel Linda desafiou os jovens crismandos a fazerem parte deste Grande edifício que é a Igreja. Para isso cada um terá que ser capaz de se “construir” como edifício de Deus, aproveitando o terreno bom que é cada um e o projeto cristão que lhes foi apresentado ao longo dos vários anos de catequese. Aproveitando o facto de neste dia se celebrar o Dia de Oração pelos Seminários, o Bispo do Porto, repetiu várias vezes o tema escolhido para este dia “ Precisamos de Ti”, afirmado que a “Igreja precisa destes jovens, mas também eles precisam da Igreja, porque é nela que cada um constrói o seu projeto de vida e alcança a verdadeira felicidade”.
A celebração deste sacramento foi precedida de um encontro do Sr. D. Vitorino Soares com os jovens crismandos, na sexta-feira anterior, no Salão Paroquial de Lordelo, onde, em Vigília de Oração, se rezou pelos seminários e pelos seminaristas. D. Vitorino Soares convidou os jovens crismandos a escutar Deus na Palavra e nos irmãos que nos interpelam na vida, pedindo-lhes que “não tenham medo de descobrir a força e a confiança que nos vem de Deus e que nos enche de coragem para afirmar a fé cristã e enfrentar os desafios e as dificuldades da nossa vida”.
Para estes jovens 334 crismados, esta foi uma tarde de simbolismo e emoção que celebrou um percurso de 11 anos e que agora recebe um novo impulso para uma vida de fé adulta, esclarecida e comprometida na missão da Igreja. O ambiente de festa e solenidade que se viveu nestas duas grandes celebrações, foi para estes jovens crismados um apelo a viverem a alegria de uma comunidade que quer fazer um “caminho novo”, na certeza de que Deus caminha com ela. Que Deus ajude estes jovens, para que nunca lhes falte audácia e coragem, para serem cristãos alegres e comprometidos com a missão.