A comunidade do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto dedicou o fim de semana de 14 e 15 de março ao reforço dos laços fraternos.
O habitual ritmo de estudo e oração do Seminário deu lugar a uma vivência comunitária ‘fora de portas’. O programa incluiu a dimensão cultural, a celebração da fé e o convívio, proporcionando momentos de partilha entre todos os membros da casa.
O itinerário começou com uma visita ao Paço Episcopal, edifício que marca a paisagem da cidade e a vida da Diocese. O grupo foi guiado pelo Reitor do Seminário, D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto. Para além de aprofundarem o conhecimento sobre a longa história desta casa, os seminaristas tiveram a oportunidade de visitar a exposição temporária dedicada ao Terceiro Visconde da Pesqueira.
A visita prosseguiu na Igreja de Santa Clara, onde a comunidade apreciou a sobriedade gótica da Muralha Fernandina, a harmonia do claustro maneirista (atual edifício da PSP) e a exuberância do interior da igreja, um dos melhores exemplares de barroco joanino no Porto.
Nem só de visitas se fez o fim de semana. O espírito de família, essencial na formação presbiteral, foi vivido de forma descontraída num churrasco comunitário, reforçando-se, assim, a alegria do convívio partilhado.
O ponto alto da celebração da fé aconteceu no domingo. A comunidade do Seminário deslocou-se à Igreja do Foco (Paróquia de Nossa Senhora da Boavista) para a celebração da Eucaristia. A presença do Seminário tornou visível a realidade vocacional da Diocese junto de uma comunidade viva, o momento ficou marcado pela comunhão entre o Povo de Deus e aqueles que se preparam para o servir.
Este fim de semana de ‘Seminário em Comunidade’ revelou-se, uma vez mais, essencial no percurso formativo dos que se preparam para o ministério ordenado, unindo a cultura e a amizade à oração que sustenta a caminhada rumo ao sacerdócio.