POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Seminários: “jovens que sigam o convite de Jesus”


Em nota pastoral para Semana de Oração pelos Seminários, D. Vitorino Soares, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, afirma que o Papa, a Igreja, as Diocese e as Comunidades precisam de jovens que queiram “imitar Jesus, o Bom Pastor”.

 

“Precisamos de ti” é o lema da Semana de Oração pelos Seminários 2025 que decorre de 2 a 9 de novembro que é promovida pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM).

 

Fazer a experiência de pastor, como sacerdote

 

O presidente da CEVM na sua nota pastoral afirma que “não é uma proposta feita a partir do pessoal e do singular, mas no plural e em contornos eclesiais”, sublinhando que a imagem escolhida para o cartaz é o rosto do Papa Leão XIV “que com o dedo indicador aponta para cada um e apela: ‘Precisamos de ti’”.

 

“O Papa precisa, a Igreja precisa, as Dioceses precisam, as Comunidades precisam e os Seminários particularmente precisam de jovens que sigam o convite de Jesus, para que como discípulos se disponham a ser sacerdotes diante dos desafios de hoje”, escreve.

 

D. Vitorino Soares, que é também reitor do Seminário Maior do Porto, dirige-se no seu texto a cada jovem dizendo: “A Igreja precisa de ti, para que, como ovelha que já faz parte do rebanho, mais próximo ou mais distante, possas fazer a experiência de pastor, como sacerdote”.

 

Para o presidente da CEVM “os convites de Jesus dirigidos a Pedro e aos doze a quem chamou porque precisava deles, não estão esgotados, mas continuam a ser oferecidos por aqueles que já os receberam”.

 

Para esta Semana é proposta a seguinte oração:

 

Senhor Jesus, precisamos de Ti.

Como Tu precisas de nós,

também nós precisamos de Ti.

Precisamos do teu amor.

Precisamos da tua coragem.

Precisamos do teu perdão.

Precisamos da tua entrega.

Precisamos da tua presença.

Precisamos do teu Espírito.

 

Senhor Jesus, precisamos de Ti,

para termos sacerdotes.

Senhor, não nos abandones.

Precisamos de Ti,

como Tu precisas de nós.

Senhor Jesus,

que Tu e nós sejamos um só.

 

Que a Igreja seja conduzida por Ti,

o Bom Pastor, e que

das ovelhas do teu rebanho,

saiam pastores-sacerdotes

que sempre precisam de Ti.

 

Senhor Jesus

contamos Contigo

e com o conforto de tua Mãe,

Maria, que é nossa Mãe. 

Ámen.

 

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, publica vários subsídios para a Semana dos Seminários 2025, como o cartaz, catequeses, preces e admonições, uma vigília de oração, e a pagela de oração.

 

No sítio online da CEVM existe uma catequese vocacional para a infância, outra catequese para jovens, intitulada ‘O que é que eu quero? Viver é escolher’, com o objetivo de ajudá-los “a perceber que viver é fazer escolhas, e cada escolha revela o que mais desejam no coração”, a fé, a vocação e o amor “também são escolhas livres, conscientes e profundas”.

 

‘Não desperdices a tua vida’, é uma dinâmica para ser realizada com os jovens com o propósito que reconheçam que “a vida é um dom e uma missão; despertar a consciência de que Deus chama cada um a viver de forma plena, sem desperdício”.

 

Seminários da Diocese do Porto

 

No âmbito da Semana de Oração pelos Seminários 2025 o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações do Porto publica a seguinte nota que passamos a divulgar:

 

No ano pastoral 2025/2026, os dois Seminários da Diocese do Porto, Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto e Seminário Missionário Redemptoris Mater – Santa Teresa do Menino Jesus, iniciaram em setembro os respetivos percursos formativos.

 

Neste momento, frequentam o Propedêutico 9 alunos: 5 da Diocese do Porto (provenientes das Paróquias de Aião; São Pedro da Cova; Sendim; Valpedre e Vilar do Pinheiro), 2 da Diocese de Aveiro, 1 da Diocese de Coimbra e 1 da Diocese de Angra.

 

Relativamente ao Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, deslocado provisoriamente para o Seminário de Vilar, por causa das obras de requalificação do secular edificado, frequentam-no 26 alunos, nos seis anos de formação, mais 2 em estágio pastoral, da Diocese do Porto (provenientes das Paróquias de Abragão; Antas; Duas Igrejas (PRD); Ermesinde; Galegos; Gião (SMF); Guilhufe; Leça da Palmeira; Penafiel; São Mamede do Coronado; São Pedro da Cova e Sendim), mas também oriundos das Dioceses de Angra, Coimbra e Vila Real. Concretamente, do Porto são 11 alunos, distribuídos pelos anos de formação da seguinte forma: 1º ano – 2 alunos; 3º ano – 2 alunos; 4º ano – 4; 6º ano – 3 alunos.

 

Quanto ao Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater – Santa Teresa do Menino Jesus, na Rua de Vilar, é frequentado por 12 alunos, nos 6 anos de formação, mais 1 em missão. A distribuição pelos anos de formação é a seguinte: 1º ano – 2 alunos; 2º ano – 1 aluno; 3º ano – 3 alunos; 4º ano – 1 aluno; 5º ano – 2 alunos; 6º ano – 2 alunos. A proveniência dos alunos é a seguinte: Brasil; Colômbia; Costa Rica; Portugal; República Dominicana; São Tomé e Príncipe; U.S.A; Venezuela.

 

A comunidade do Seminário Menor terminou, mas mantém-se a funcionar, nas instalações do Seminário do Bom Pastor, o Pré-Seminário, com 32 rapazes inscritos.