Te Deum, por ocasião do 11.º aniversário da eleição de Francisco

O bispo do Porto celebrou Missa de Ação de Graças por Francisco nos 11 anos do pontificado do Papa.

No dia 13 de março completaram-se 11 anos da eleição do Papa Francisco para a cátedra de Pedro. Como habitualmente o bispo do Porto e seus bispos auxiliares assinala esta data com uma Eucaristia na Catedral do Porto. Foi o tradicional Te Deum que contou com a animação litúrgica do Coro da Sé do Porto.

“O Papa Francisco aplica o Concílio Vaticano II”, disse o bispo do Porto sublinhando a “proximidade com as pessoas” revelada pelo Santo Padre. “O Papa parte da vida concreta para falar com as pessoas”, acrescentou, citando a expressão “hospital de campanha” tantas vezes utilizada pelo Papa como imagem para o acolhimento dos que sofrem.

Na sua homilia, D. Manuel Linda assinalou a importância do valor da misericórdia no pontificado de Francisco. Lembrou também o Sínodo da Família e sobretudo o atual processo sinodal da Igreja no qual “é possível fazer a descoberta de um novo modo de ser igreja”, declarou D. Manuel Linda recordando os temas do Sínodo: participação comunhão e missão.

O bispo do Porto salientou a espiritualidade do Papa Francisco orientada pelo princípio de “ver, julgar e agir”, assinalando os importantes progressos no âmbito da fraternidade humana em vários textos e gestos do Papa, como a declaração de Abu Dhabi em 2019.

Clique aqui para ver a reportagem fotográfica da cerimónia.