“Deus, Senhor da Terra e o homem o seu jardineiro”, foi o título da reflexão apresentada por D. Manuel Linda.
Teve lugar na noite de 24 de setembro, na Paróquia do Salvador do Mundo (Vila Nova de Gaia), da Igreja Lusitana da Comunhão Anglicana, uma Vigília de oração e unidade entre cristãos no “Tempo da Criação”. Presentes fiéis e Pastores das denominações religiosas ligadas à Comissão Ecuménica do Porto: Igreja Católica, a referida Igreja Lusitana, Igreja Metodista e as Igrejas Ortodoxas Ligadas ao Patriarcado de Constantinopla e de Moscovo.
A pregação foi confiada ao bispo do Porto, D. Manuel Linda, que desenvolveu o tema: “Deus, Senhor da terra e o homem o seu jardineiro”. Centrou-se nas raízes culturais da crise ecológica e, a partir da Revelação, desenvolveu, fundamentalmente, a confusão entre felicidade e posse e a necessidade de desfazer a ideia de «luta contra a natureza», pois a pessoa, que também pertence à natureza, ao lutar contra ela acaba por lutar contra si própria.
O “Tempo da Criação”, que decorre entre 1 de setembro e 4 de outubro, é uma oportunidade para, através da oração e da reflexão, adquirir uma nova mentalidade e criar condições de mudança na atitude ética do homem para com o mundo. Esta celebração demonstrou, mais uma vez, as excelentes relações existente entre as Igrejas históricas presentes no Grande Porto.