UCP: evento UNUS propôs o tema “Ouvir para Agir”

UNUS é o encontro anual da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto com as Dioceses de Coimbra, Porto e Vila Real. Em cada ano a UCP abre as suas portas e convida o clero destas dioceses para um evento que tem como objetivo promover o reforço da relação entre a academia e as comunidades eclesiais.

O tema deste ano foi “Ouvir para Agir”, em linha com a dinâmica sinodal. No dia 22 de janeiro estiveram mais de 50 participantes num encontro que contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da UCP, do bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo e do bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.

O primeiro momento foi preenchido pelo tema “Os desafios na mobilização de comunidades”, numa apresentação feita por Filipe Martins, docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Na sua comunicação destacou a pós-graduação da Área Transversal de Economia Social. Uma proposta de estudos que tem como objetivo promover a dinamização de comunidades. “Inclusão de pessoas com deficiência ou o empreendedorismo social de base comunitária” são temas que visam reforçar a formação no âmbito do setor da economia social.

Num segundo momento foi proposta uma mesa redonda de reflexão, moderada por Henrique Pereira, docente da Escola das Artes da UCP, na qual marcaram presença Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal de Economia Social da UCP, o padre Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação do Sínodo dos Bispos e Rui Saraiva, diretor-adjunto do jornal Voz Portucalense e correspondente do Vatican News em Portugal.