Via Sacra em diálogo: o caminho para a ressurreição

Pastoral Universitária do Porto celebrou a Via Sacra no Terreiro da Sé

Acompanhar Jesus no seu percurso mais difícil, de sofrimento e dor, ensina-nos a refletir e rezar. Fazê-lo em conjunto com outros jovens torna a Via Sacra num momento intenso, profundo, partilhado e sentido por todos. Em diálogo com o mundo.

Na quarta feira dia 20 de março, o Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária celebrou a Via Sacra, juntando jovens de vários centros universitários e movimentos. Esta celebração contou com vários momentos de reflexão, testemunhos e encenação pensados e vividos por jovens. O Terreiro da Sé estava cheio desta fé tão grande que nos move a ser melhores cristãos ao serviço e a acreditar que a morte nos leva à vida.

A Via Sacra é o caminho para a ressurreição de Jesus, que na estrutura das suas 14 estações, permite refletir sobre a vida do dia a dia. Os problemas e as dificuldades do mundo atual e dos jovens em particular foram motivo de oração e meditação no percurso dos passos de Jesus. A guerra, a intolerância, a xenofobia, a droga e outros temas foram motivos de reflexão nas palavras e no coração dos jovens universitários. E cada um dos presentes neste momento da Via Sacra assumiu, no silencio do seu compromisso, carregar a sua cruz à imagem de Jesus, fazendo com ele o caminho para a ressurreição.