Vigararia de Matosinhos: festa da catequese da infância

A Festa Vicarial da Catequese da Infância tem já profundas raízes de alegria na vida pastoral, que congrega crianças, pais, catequistas, diáconos e párocos das doze paróquias de Matosinhos.

No presente ano catequético, a Festa começou com uma “manifestação” de cor e de alegria” em frente à sede do município de Matosinhos. O ponto de partida e de saída foi dado por uma palavra de saudação, estímulo e gratidão, por parte do Sr. Dom Joaquim Dionísio, Bispo auxiliar do Porto. Seguiu-se uma caminhada breve, pelas ruas, até ao «Senhor de Matosinhos», numa espécie de antecipada romaria dos mais pequeninos.

No espaçoso adro da Igreja Paroquial de Matosinhos, numa belíssima moldura humana, de cerca de 1000 crianças com os seus pais, e com o sol a apertar, as 12 representações da Catequese da Infância, provenientes das doze paróquias da Vigararia, apresentaram, cada uma a seu jeito, as doze raízes e matizes da alegria, inspiradas no texto e no contexto do Plano Diocesano de Pastoral.

Com cânticos, danças, músicas, coreografias, manifestações, mensagens, os participantes puderam recordar e vivenciar as diversas raízes e matizes da alegria, cujo fruto foi colocado por cada paróquia numa árvore comum.

Esta iniciativa pastoral, de âmbito vicarial, procura sobretudo motivar crianças e pais para a participação na Catequese e para a sua inserção nas comunidades cristãs e, deste modo, fazer avançar também uma pastoral de conjunto, também nesta área. A iniciativa exige um grande trabalho preparatório e de envolvimento da Equipa Vicarial da Catequese.

Outras iniciativas pastorais vicariais

A Vigararia de Matosinhos tem desenvolvido outras iniciativas pastorais, de que não temos dado notícias. Elas promovem os dinamismos de comunhão e de missão, para além dos estreitos limites paroquiais e sempre com a preocupação de sintonizar as comunidades e a Vigararia, com as inspirações e desafios do Plano Pastoral Diocesano.

A título de exemplo, evocamos aqui, a realização, a 26 de novembro, do tradicional Encontro anual e Vicarial de Coros litúrgicos, depois de alguns tempos formativos dos coros e de ensaios em conjunto. O encontro teve o seu momento muito alto, na celebração eucarística, na Igreja Paroquial de Leça da Palmeira, presidida então pelo Sr. Dom Joaquim Dionísio.

Às portas da Quaresma, a 10 de fevereiro, realizou-se, uma vez mais, um dia vicarial de reflexão para os agentes pastorais, no Centro São João Paulo II, na Apúlia, contando, na primeira parte (comum a todos os grupos), com a orientação do Sr. Joaquim Dionísio. Neste momento, está a desenvolver-se, na Vigararia, um Curso Bíblico, sobre a História da Salvação, a partir do livro do Pe. Joaquim Domingos Areais “A história de Deus com os homens e dos homens com Deus”, com quase 200 participantes. Alguns encontros são e serão orientados pelo autor da publicação ou por algum biblista, mas, na sua maioria, desenvolvidos pelos párocos, diáconos e leigos.

InvocaFamílias

A próxima iniciativa vicarial decorre, já no próximo dia 20 de abril, sob a designação de “InvocaFamílias”. Trata-se de uma iniciativa conjunta da pastoral vocacional, familiar e juvenil, que aproveitará o testemunho do casal e família Power (fundadores do movimento «Famílias de Caná») para propor o Matrimónio, como Sacramento, Vocação e Missão.

Em breve, a 11 de maio, realizar-se também a Festa Vicarial da Catequese da Adolescência, com uma «saída» até Viana e outras modalidades de participação. Assim procuramos passar de uma pastoral por setores a uma pastoral por projetos. Em tudo e sempre, vamos com alegria e juntos por um caminho novo.