POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Visita Pastoral a Sermonde: dias de fé, escuta e comunhão


Durante cinco dias, 22 a 26 de outubro, a Paróquia de São Pedro de Sermonde, em Vila Nova de Gaia, viveu um tempo de particular graça com a Visita Pastoral de D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto.

 

A abertura oficial da visita pastoral deu-se no dia 22 com um momento de oração na Igreja Paroquial, onde a comunidade, reunida, pediu a bênção de Deus para o êxito espiritual da mesma. Seguiu-se a apresentação de cumprimentos na Junta de Freguesia, num gesto de proximidade entre a Igreja e as instituições locais. À noite, D. Roberto encontrou-se com todos os agentes pastorais da paróquia, num diálogo fraterno sobre a missão comum de servir e evangelizar. D. Roberto referiu que a Visita Pastoral é um momento especial de proximidade e de aprofundamento da sinodalidade: caminhar juntos, escutar Deus e fortalecer a autenticidade. “Não existe Igreja sem ser sinodal”. “Mesmo num mundo infeliz somos convidados a sermos os artesãos da Esperança, evitando o pessimismo e a maledicência. Por isso, “queremos uma Igreja alegre, unida, fortalecida na comunhão, aberta e acolhedora.”

 

O segundo dia foi marcado pela presença do Bispo nas escolas e associações locais, nomeadamente na EB/JI da Asprela, na Tuna Juvenil de Sermonde, onde foi nomeado Sócio Honorário, e na Associação Sermonde Cultural. Na visita à Tenda do Encontro, espaço de acolhimento juvenil, o bispo deixou uma mensagem de esperança: “Em cada jovem há sempre algo de bom que é preciso descobrir e valorizar”. Disse ainda que a esperança “tem de ser a alavanca para agarrar o futuro com alguma alegria”. Este dia finalizou com o encontro dos jovens, especialmente os crismandos, na capela da Tenda do Encontro. D. Roberto desafiou-os a serem “cristãos comprometidos, alegres e ativos na sua comunidade”. O encontro culminou com uma celebração eucarística íntima e familiar na capela da Tenda, marcada pela alegria e pela oração partilhada.

 

No terceiro dia, o Bispo visitou empresas locais, testemunhando o valor do trabalho e da dedicação das pessoas de Sermonde. A manhã terminou com a visita à Suldouro, responsável pelo tratamento de resíduos sólidos urbanos, onde D. Roberto realçou a dimensão ecológica e energética, agradecendo o trabalho feito e dizendo, com humor, que “os lixeiros são as pessoas que limpam, nós é que somos as pessoas do lixo”. À tarde, visitou a Capela de Nossa Senhora de Lurdes onde ouviu uma breve história desta ermida, foi feita uma breve oração pelos doentes e pelos que precisam de socorro. Desafiou a comunidade a realizar nesta capela algumas atividades litúrgicas e, a partir dali, iniciou uma visita aos doentes da paróquia, levando-lhes conforto, esperança e oração. Os doentes visitados representaram simbolicamente todos os que, pela doença ou fragilidade, não puderam estar presentes. D. Roberto deixou a seguinte mensagem: “cuidar sempre que possível… mas… cuidar sempre”.

 

O quarto dia foi dedicado à catequese, com a Eucaristia vespertina a assinalar o acolhimento das crianças do 1º ano de catequese. Seguiu-se um encontro do Bispo com pais e catequizandos, onde D. Roberto escutou, respondeu e deixou palavras de incentivo. Referiu a importância dos pais como os primeiros catequistas e a catequese como um caminho de vida. Enfatizou a ideia que o maior objetivo da catequese é o encontro pessoal com Jesus, que é o verdadeiro tesouro da fé. Em vez de ser apenas a memorização de ensinamentos, a catequese deve ser uma jornada para conhecer e amar Jesus como um amigo próximo. O dia terminou com um jantar partilhado, com presença do Sr. Padre Bernardino e do Dom Roberto Mariz e aberto a toda a comunidade, num ambiente de fraternidade e alegria. Dom Roberto criou um ambiente descontraído e próximo, demonstrou uma grande humanidade, bondade e um sorriso contagiante.

 

A Eucaristia de encerramento, no domingo XXX do Tempo Comum, constituiu o ponto culminante da visita. Presidida por D. Roberto Mariz, foi marcada pela celebração do Crisma de oito jovens, num ambiente de fé e entusiasmo comunitário. Na homilia e nas palavras finais, o Bispo manifestou a sua alegria pela vitalidade da paróquia e encorajou todos a continuarem “a ser uma Igreja próxima, viva e missionária”. O Pe. Bernardino agradeceu a presença e as palavras do Bispo e, com emoção, anunciou a sua retirada da paróquia, apresentando o Pe. Albino Reis como o novo pároco de Sermonde.

 

A celebração terminou com a atuação do Rancho Folclórico de Sermonde, no adro da igreja, transformando o final da visita pastoral numa verdadeira festa comunitária.

 

Foram dias intensos de encontro, escuta, partilha e oração, que deixaram em todos a convicção de que a visita pastoral foi um tempo de graça e renovação espiritual, chamado a dar novos frutos na vida da comunidade.