Visita Pastoral de D. Manuel Linda a S. Martinho de Bougado

Decorreu entre os dias 4 e 10 de março, a Visita Pastoral do Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda à paróquia de S. Martinho de Bougado, Trofa. A Visita Pastoral é o encontro do Bispo como o seu rebanho, do Bispo com a comunidade de pessoas que a integram: clero, religiosos(as) e leigos. Destina-se a levar conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do evangelho, a ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização e a estimular energias talvez enfraquecidas, (cf. directório dos Bispos, nº 168).

Iniciou-se, este encontro do Bispo, na segunda-feira, dia 4. Acompanhado de vários elementos do Conselho Económico, o Sr. Bispo visitou as instalações das autoridades locais durante toda a manhã. Nestas visitas à Junta de Freguesia e Câmara Municipal pôde contactar com os problemas que mais preocupam os executivos e também com os anseios mais prementes destas instituições. Ao mesmo tempo, deixou uma palavra de incentivo e empenho na procura de caminhos comuns para melhor servir a população nos seus diversos âmbitos.

A visita continuou durante a semana com vários contactos com a realidade da paróquia. O Sr. Bispo teve oportunidade de visitar os doentes, encontrar-se com o conjunto dos movimentos e grupos paroquiais, que puderam expor ao Sr. Bispo os seus problemas e anseios, ao mesmo tempo que ouviram uma palavra de incentivo do seu pastor. Nestes encontros não deixou de evidenciar a importância de uma acção pastoral que deve ser cada vez mais exercício de comunhão entre o pároco e todos os outros colaboradores, ao mesmo tempo que apelou a um esforço cada vez maior na inovação pastoral e agradeceu a colaboração voluntária e desinteressada de tantas pessoas que dão o seu tempo à Igreja.

Encontrou-se, ainda, com as várias instituições presentes em S. Martinho de Bougado, desde as escolas a instituições de solidariedade, a GNR, Banda Musical ou clubes de futebol. Esteve presente na celebração dos 25 anos do grupo Trofa Saúde (hospital da Trofa), na Santa Casa da Misericórdia e no Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado. Em todos estes momentos foi notória a grande satisfação que a visita provocou, sobretudo pela atitude de grande proximidade e abertura que Sr. D. Manuel soube cultivar.

No sábado, o Sr. Bispo esteve com a catequese da Infância contactando com vários catequistas e crianças da catequese e também celebrou com as crianças às 16.30h. Nesta ocasião teve oportunidade de salientar o papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial. Salientou nomeadamente o grande apreço por todos os catequistas que semanalmente se dispõem a trabalhar na obra de evangelização dos mais novos. Perante uma “Igreja Nova” cheia, foi interessante apreciar o interesse das crianças e adultos para com o Sr. D. Manuel.

À noite o Sr. Bispo celebrou missa vespertina da comunidade tendo a especial presença dos adolescentes da catequese, com os quais depois partilhou uma refeição informal e teve um encontro de partilha e troca de impressões muito interessante e agradável.

De entre todas as atividades programadas, salientamos, como momentos marcantes, os vários encontros com os jovens da paróquia: na quinta-feira com os crismandos, na sexta com os vários grupos de jovens da paróquia e, como foi dito, no sábado com os adolescentes da catequese. Estes foram momentos em que o Bispo pôde tomar contacto com a realidade juvenil da paróquia, ouvir as suas ideias, partilhar as suas preocupações em relação à Igreja e ao Mundo e deixar a sua mensagem de encorajamento e incentivo para se prosseguir neste caminho de seguimento de Cristo, o nosso único Salvador.

A visita terminou no domingo, dia 10, com a celebração do Crisma paroquial, tendo sido crismados 105 jovens provenientes da catequese paroquial e 12 adultos que fizeram uma preparação próxima para este sacramento. Nas suas palavras, D. Manuel incentivou os jovens a não se deixarem vencer pelo medo ou pela inércia, mas, apoiados pela força do alto, darem testemunho da fé que nesta ocasião professam.

Perante uma assembleia numerosa e atenta, este foi um momento vivido com particular interesse e comunhão com o pastor desta Diocese.

Em jeito de balanço podemos dizer que se um dos objectivos da visita pastoral é o de animar a fé e a esperança do povo de Deus, então este objectivo foi bem atingido. A proximidade e a naturalidade do diálogo do Bispo da Diocese para com as pessoas foi constante ao longo desta semana a ponto de alguns testemunhos salientarem isso mesmo nas avaliações pontuais que foram fazendo. Na verdadeira aceção do termo, esta comunidade ficou mais animada, isto é, com uma alma mais viva.