Visita Pastoral Interparoquial a Arrifana, Milheirós de Poiares e Romariz

De 22 a 28 de Janeiro de 2024, fomos agraciados com a Visita Pastoral Interparoquial a Arrifana, Milheirós de Poiares e Romariz, pelo Rev.º D. Roberto Rosmaninho Mariz, bispo auxiliar do Porto.

Foi uma semana intensa de encontro com os Conselhos Pastorais, os Conselhos Económicos da Fábrica da Igreja, o encontro com as Direções dos Centros Sociais, o encontro com os executivos das Juntas de Freguesia, o encontro com as Associações e Coletividades, o encontro com os empresários e comércio local, a visita aos Centros de Dia, Infantários e Lar, a Visita aos Bombeiros Voluntários de Arrifana, a visita ao Agrupamento de Escolas de Arrifana, a visita aos doentes, o encontro com os Jovens e Crismandos e Agrupamentos de Escuteiros, o grande encontro com toda a catequese e o culminar do encerramento da Visita Pastoral com a administração do crisma a 40 jovens e adultos das três comunidades.

Aqui fica um obrigado sentido a D. Roberto, o homem de Deus, que connosco viveu e conviveu durante este tempo. Homem afável, alegre, próximo, muito próximo, qual pedagogo que se fez um de nós, um verdadeiro pastor à imagem de Jesus Cristo.

D. Roberto deixa marcas e pôde constatar a experiência de uma Igreja viva, dinâmica, entusiasmante e “maravilhada”, de uma Igreja sinodal onde todos têm o seu lugar. Além disso, pôde vivenciar uma forte experiência de como é possível estar e trabalhar em unidade pastoral nesta interparoquialidade que o nosso pároco, Pe. José Manuel, e os quatro diáconos Álvaro Chaves, Eduardo Saraiva, Manuel Francisco e Valentim Azevedo, tentam pôr em prática, respeitando a identidade e diferença de cada paróquia e valorizando sempre a comunhão com a nossa Diocese.

O nosso pároco dizia que a Visita Pastoral já está a dar frutos, pois na sua preparação todos nós já fomos implicados e envolvidos, quer nos encontros com os Grupos e movimentos, quer nos encontros de pais com crianças e jovens em catequese nas três comunidades e que aderiram em grande número. Apesar dos tempos difíceis que vivemos e de um certo desencanto do povo Deus, ainda há muitos, muitos que se identificam com Jesus Cristo e querem orientar a sua vida segundo os critérios do Evangelho.

O encerramento da visita culminou com o Crisma, e a Igreja de Romariz foi pequena para acolher tanta gente que esteve presente neste inesquecível dia das nossas comunidades paroquiais.

No final foi servido um almoço interparoquial de encerramento da visita pastoral para cerca de 300 pessoas, na Sede dos Escuteiros de Romariz.

Bem-haja D. Roberto pela sua presença e por caminhar connosco. Obrigado pela Visita Pastoral Interparoquial. Romariz, Arrifana e Milheirós de Poiares estão-lhe gratas e pedem fervorosamente a Deus pelo seu pastor.