POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Visita Pastoral à paróquia de S. Martinho da Gândara


Decorreu de 06 a 11 de janeiro 2026 a visita pastoral à Paróquia de S. Martinho da Gândara pelo Senhor Bispo Auxiliar do Porto D. Roberto Mariz. Foi uma visita de muita proximidade com as pessoas, as instituições, as coletividades e os diversos grupos e movimentos da paróquia. Ficou consciência de todo o bem que, ao longo de 69 anos, o ex-Pároco Sr. P. Domingos Gomes de Almeida semeou, ficando nas pessoas três marcas da sua ação: respeito pelo sagrado dedicação à comunidade e trabalho.

 

Esta visita apercebeu-se destas realidades neste povo trabalhador e numa terra considerada o “celeiro” do Concelho de Oliveira de Azeméis, havendo alicerces dignos para uma continuidade renovada. Esta continuidade renovada quer assentar numa maior organização dos setores pastorais, num maior e mais visível compromisso laical e na constituição dos organismos de participação, comunhão e missão da Paróquia, tais como: Conselho Pastoral paroquial, Secretariado Paroquial da Catequese, da Liturgia, da Juventude, da Família, da Ação Sócio Caritativa, das Vocações e. Missões.  Apercebeu-se também da necessidade de dar vez e voz às crianças e jovens na participação direta nas celebrações e no canto e também na fomentação de uma unidade mais visível entre os diversos grupos e capelas. D. Roberto incentivou-nos nesta caminhada ficando a vontade de avançar com calma e lucidez.

 

Tendo percorrido toda a Paroquia, foi muito bom sentir que algumas periferias se abriram, com gosto a apreço, à presença do Pastor, o que demonstrou que nem sempre o que parece é: a Igreja é respeitada e aceite quando, com humildade se aproxima e acolhe.

 

O encontro com as crianças das várias valências e os idosos da Obra Social foi muito bom e demorada, sendo a Direção da Obra inexcedível no acolhimento. Apreciou-se o ambiente cristão da Obra Social e a ambientação que a marca, diariamente, com o timbre cristão, embora não seja uma Obra paroquial. As coletividades (desporto, atletismo, Rancho Folclórico, Seniores, ginástica) apreciaram imenso a visita do senhor bispo, ficando a sua palavra de colaboração ente a paróquia e as coletividades, ambas ao serviço da população.

 

Os encontros da noite (21.00), em noites frias, embora não muito numerosos, foram muito familiares participativos:  encontros com as famílias, de vários tipos e vivências, a Assembleia Paroquial, os Idosos e reformados, os crismandos e seus padrinhos e familiares, as crianças e adolescentes da Catequese com os seus Pais, que encheram plateia do salão paroquial, foram os pontos altos para sentir o pulsar da paróquia os seu anseios e projetos

 

As Eucaristias foram bastante participadas, com a capela de S. Lázaro a receber, muito bem, no primeiro dia e, depois, as eucaristias na Igreja   com os pais e avós, no segundo dia, com os aniversariantes de casamento no terceiro dia e, no sábado, com a bênção das crianças dos 0 aos 5 anos, para terminar com a eucaristia do encerramento, no domingo, dia 11. Nesta foram crismados 17 jovens e três adultos. P. Domingos, de 93 anos, deu-nos alegria de concelebrar.

 

Agora fica a honra e a responsabilidade avaliar, decidir e executar as orientações recebidas. Ficou no povo o belo e sacrificado exemplo de um Bispo jovem que deu o melhor de si para tornar jovem e missionária a Igreja, Obrigado, D. Roberto.