No programa da visita pastoral às paróquias de Nossa Senhora da Vitória e de S. Nicolau houve um tempo especial para a Casa da Amizade e a Irmandade dos Clérigos.
Visita à Casa da Amizade
No programa da Visita Pastoral, na Paróquia de Nª Srª da Vitória estava incluída a visita à “Casa da Amizade” uma das valências do Centro Social Paroquial de Nª Srª da Vitória.
Aí são acolhidos, todos os dias do ano, quarenta pessoas em situação de sem abrigo, onde almoçam, lancham e jantam, refeições completas, têm banho, lavandaria, apoio social e medicamentos gratuitos.
A presença do Sr. D. Joaquim, foi muito apreciada, pelo diálogo de proximidade, escuta das suas necessidades e histórias de vida pessoais.
Muitos manifestaram o seu reconhecimento pelo acolhimento e apoio que o Centro lhes proporciona. Assim como Jesus, também o D. Joaquim pregou por palavras e gestos.
Sentou-se à mesa com pessoas em situação de pobreza, comeu e bebeu com eles e com elas, falou, ouviu e acalentou vidas doridas.
Sentiu-se a alegria pela presença próxima do Sr. Bispo, e nele Aquele que o enviou Jesus, que se faz próximo de cada um de nós, particularmente dos que se afastaram e se sentem excluídos.
Foi um momento cheio de beleza, carinho e de uma vivência concreta do Evangelho.
A fé sem obras é morta. A fé exprime-se na caridade e na fraternidade.
Visita à Irmandade dos Clérigos
O Sr. D. Joaquim também foi recebido pela Irmandade dos Clérigos, pelo seu Presidente Sr. Pe. Manuel Fernando e por um grupo de funcionários que acolhem os turistas na visita à Torre, à Igreja e às exposições de arte.
Foi um momento de diálogo sobre os problemas e desafios do turismo, no Centro Histórico do Porto, a necessidade de se repensar a pastoral nesta zona da Cidade, um plano para o turismo religioso, a defesa do património e a aplicação do movimento Sinodal.
O Sr. D. Joaquim foi convidado a visitar as várias dependências, a grande sala de reuniões da Irmandade, a secção de museu e teve também contacto com as novas tecnologias de fotografia que são oferecidas aos turistas.
Assim também se tirou uma fotografia que a tecnologia montou, conforme foto anexo.
Foi um encontro rico de diálogo, proximidade e compromisso na missão da Igreja na Cidade do Porto.
O Sr. D. Joaquim felicitou o trabalho realizado e animou-nos a avançar com uma pastoral de evangelização, acolhendo todos os que nos procuram, uma Igreja que acolhe, que cuida e que serve.
