Todos esperam por Ti! Abre-nos caminhos de esperança!
Caminhada diocesana do Advento de 2025 à Festa do Batismo do Senhor 2026
A Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral propõe uma caminhada diocesana do Advento de 2025 à Festa do Batismo do Senhor 2026, sob o lema «Todos esperam por Ti! Abre-nos caminhos de esperança!». Percebe-se, pelo lema, que o espírito desta caminhada está em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral 2025-2028, procurando manter viva a temática jubilar da esperança e deixando espaço para iniciar, avivar e reforçar a prática da sinodalidade, na seleção e aplicação das propostas pastorais.
É propositada a intenção de não propor sugestões demasiado precisas, em termos de calendarização e quanto ao modo de as realizar, pedindo-se antes que as pessoas, em grupo reunido para a programação destes tempos, ou no âmbito do Conselho Paroquial de Pastoral ou de outra instância de corresponsabilidade,elaborem o seu próprio programa pastoral, para um Natal em modo sinodal. As propostas são, portanto,apresentadas de forma aberta, para suscitar um trabalho de leitura e estudo em grupo, de escuta recíproca, de diálogo e apreciação, de discernimento das escolhas a fazer, nomeadamente do(s) caminho(s) de esperança a abrir em cada realidade ou comunidade eclesial.
A imagem de marca é a do Presépio, como «Casa do Caminho». A colocação do Presépio, na Igreja ou em casa, poderia mudar de lugar, de forma a dar a ideia de que o Presépio fica no Caminho e a caminho. São sugeridos alguns tópicos de inspiração, para a celebração cada Domingo, Festa ou Solenidade.
Em Apêndice ao livreto da caminhada, é partilhado um roteiro mais desenvolvido, para abrir caminhos de esperança, inspirados na Liturgia, e oferecendo algumas pistas de reflexão, quer em torno da temática da esperança, quer à volta da sinodalidade, como mentalidade e prática pastoral. Os textos em Apêndice contêm excertos de vários documentos do Magistério da Igreja e do nosso Bispo Diocesano, do nosso Plano Diocesano de Pastoral 2025-2028 e do Documento Final dos Bispos sobre a sinodalidade.
Nós só quisemos oferecer um ponto de partida, para caminharmos juntos, com este Deus que desceu dos altos céus para Se tornar peregrino no meio de nós. Se esperamos tanto por Ele, também é verdade que Ele espera por nós. Pés ao caminho!
Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral
Recursos: