Recursos - Plano Diocesano de Pastoral 2022/2023

Documentos para download:

Plano Diocesano de Pastoral 2022/2023

Recursos Gráficos do Plano Diocesano de Pastoral

O Plano Pastoral 2022/2023 articula-se e sintoniza-se com a proposta elaborada pelo COD (Comité Organizador Diocesano) para a JMJ 2023, inspirada na cena bíblica da Visitação da Virgem Maria à prima Isabel (Lc 1,39-45).

Depois do 1.º ano (2021/2022), focado no movimento de Maria, que se levantou apressadamente e se pôs a caminho, o próximo ano pastoral de 2022/2023 “é uma oportunidade para valorizar as dinâmicas do acolhimento e da hospitalidade, ao nível familiar e das comunidades cristãs, numa altura em que seremos convidados a hospedar jovens e a partilhar com eles as nossas riquezas familiares, culturais, eclesiais. É fundamental preparar bem as pré-jornadas, que são decisivas para o bom êxito da JMJ Lisboa 2023” (PDP 2021/2022, p. 7).

Na sequência do processo sinodal em curso, importa continuar a dar resposta à questão fundamental do Sínodo: “como se realiza hoje aquele ‘caminhar juntos’, que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada?”, e ter em conta, num processo de discernimento pastoral, as indicações, intuições e sugestões da fase diocesana do processo sinodal.