POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

3 de Dezembro - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência


No próximo sábado celebramos o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, conforme determinação da ONU.

Partilhamos uma pequena notícia traduzida do site da ONU.

Também o Serviço Pastoral Nacional elaborou duas preces que envio para que possam ser incluídas na Oração Universal do próximo Domingo, II do Advento.

Pela equipa,

Pe. Fernando Rosas

 

 

 

 

 

PROPOSTA DE INTENÇÕES A ACRESCENTAR À ORAÇÃO UNIVERSAL

NO II DOMINGO DO ADVENTO – ANO A – 2022

por ocasião da celebração do

Por todas as pessoas com deficiência,

para que se sintam acolhidas e valorizadas como dom de Deus

para a Sua Igreja e para o mundo,

oremos.

 

Para que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023,

tenha gestos concretos de amizade e fraternidade

que mostrem o valor inigualável da pessoa com deficiência,

oremos.

 

 

DIA MUNDIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2022

 

Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação para um mundo acessível e equitativo

Inspirado pela 77ª sessão da Assembleia Geral, aberta em 13 de setembro sob o tema “Um momento decisivo: soluções transformadoras para desafios interligados”, e em reconhecimento de que o mundo está num momento crítico na história das Nações Unidas, é hora de agir e encontrar soluções conjuntas na construção de um mundo mais sustentável e resiliente para todos e para as próximas gerações.

As crises complexas e globais que a humanidade enfrenta hoje, incluindo os choques resultantes da pandemia do COVID-19, a guerra na Ucrânia e em outros países, um ponto de inflexão nas mudanças climáticas, colocam desafios humanitários de natureza sem precedentes, bem como ameaças à economia global.

Na maioria das vezes, em momentos de crise, as pessoas em situação de vulnerabilidade, como as pessoas com deficiência, são as mais excluídas e deixadas para trás. Em linha com a premissa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de “não deixar ninguém para trás”, é crucial que governos, setores público e privado encontrem soluções inovadoras de forma colaborativa para e com pessoas com deficiência para tornar o mundo um mundo mais acessível e um lugar equitativo.

A observância anual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 3 de dezembro foi proclamada em 1992 pela resolução 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas. A observância do Dia visa promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar o apoio à dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.