Bispo do Porto convocou jovens para difundirem a JMJ nas redes sociais

Na manhã de domingo dia 24 de julho, D. Manuel Linda celebrou uma Eucaristia com os jovens da diocese do Porto reunidos na iniciativa “Km11”.

Na sua homilia o bispo do Porto exortou os jovens a serem “fermento no mundo” testemunhando os “valores humanos”. “Com bom humor e com os valores da fé” – disse D. Manuel Linda estimulando os jovens presentes para o testemunho cristão no mundo, em particular nas redes sociais.

“Estais convocados para a tarefa de difundir a mensagem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas redes sociais” – afirmou.

O bispo do Porto declarou que os cristãos não veem “o mundo a preto e branco”. “Não há bons e maus” – disse D. Manuel Linda assinalando, na sua reflexão, a necessidade abordar o mundo “como um conjunto de grande fermentação” de ideias e valores.

“Os valores do cristianismo podem humanizar o mundo” – frisou D. Manuel Linda recordando que a fome a nível mundial aumentou e isso “é uma vergonha” – declarou.

A atividade “Km11” na diocese do Porto percorreu todo o fim-de-semana nos dias 23 e 24 de julho. Começou no Terreiro da Sé com a construção de um logótipo humano com a imagem da JMJ Lisboa 2023. Seguiram-se visitas a monumentos, igrejas e museus da cidade do Porto, num roteiro que incluía a Catedral do Porto, o Paço Episcopal e tantos outros locais.

O sábado 23 de julho teve ainda os concertos das bandas “Follow Him” e “The Sun” e um  ponto alto da participação dos jovens com uma Vigília de Oração durante a noite. Este foi um momento de grande intensidade espiritual, em particular, no silêncio vivido durante a Adoração Eucarística. Os cânticos, as orações e os gestos vividos na presença de Jesus, Santíssimo Sacramento, foram prenuncio da preparação que está a ser feita para a JMJ de Lisboa.

A iniciativa “Km11” foi realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal. A sua designação de “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica, precisamente, a 11 quilómetros de Jerusalém.

Os jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real foram chamados a viver a experiência “Km11” como uma atividade promovida já no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023.

RS