D. Manuel Linda exorta os jovens a viverem na solidariedade

Na Missa da Solenidade de Cristo-Rei o bispo do Porto afirmou que “reinar é sempre lavar os pés aos irmãos”.

No domingo da Solenidade de Cristo-Rei, 21 de novembro, o bispo do Porto celebrou Missa na Catedral e foram muitos os jovens que se fizeram presentes, não obstante a celebração especial que tiveram no dia anterior no Santuário do Monte da Virgem a propósito do Dia Mundial da Juventude.

Foto: Marta Esteves

D. Manuel Linda na sua homilia exortou os jovens a construírem o “Reino que se edifica no serviço” e afirmou que “reinar é sempre lavar os pés aos irmãos” como fez Jesus. Servir os irmãos “naquela solidariedade que une dores e nelas manifesta o amor” – declarou.

O bispo do Porto recordando o Evangelho daquele domingo sublinhou que “Deus quer reinar neste mundo”. “Os cristãos não hipotecam o Reino de Deus às razões da cultura massificada e dominante, por mais sedutora que se apresente. Pelo contrário, intentam a sua mudança pela educação e timbre de vida, pela contestação do mal reinante, pelo eventual recurso à objeção de consciência para que o mal não se banalize, pelo empenho nas causas dos descartados da sociedade do consumo e bem-estar e pelo pedido orante, tantas vezes formulado por vozes humildes” – disse D. Manuel Linda.

Na conclusão da sua homilia, o bispo do Porto lembrou o processo sinodal em curso na sua fase diocesana: “O Papa Francisco convocou-nos para atitudes de sinodalidade.  Aliás, para nós, hoje é mesmo o dia de apresentação desta preocupação em cada uma das Paróquias. Ela também passa por, sob a moção do Espírito de Deus, discernir como ser Igreja fiel aos valores do Reino de Deus para os transpor para o mundo. E como fazer com que todos os cristãos assumam esses critérios, os vivam, difundam e celebrem”.

RS