Dia Mundial dos Pobres: jovens lançam ideia “60Comigo” com soluções contra a solidão dos idosos

A diocese do Porto assinalou o VII Dia Mundial dos Pobres com um encontro de reflexão. Foram entregues na ocasião os prémios do Concurso de Ideias para combater a pobreza. O projeto vencedor chama-se “60Comigo” e é do grupo de jovens da paróquia de Gondalães em Paredes. Apresenta soluções contra a solidão dos idosos. Divulgamos aqui o seu vídeo

O VII Dia Mundial dos Pobres foi o motivo para um encontro que reuniu instituições sociais da diocese do Porto para um momento de reflexão. “Pela dignidade humana: olhar, sonhar e agir” foi o título de uma iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa com o contributo da Cáritas Diocesana, da Universidade Católica e a Irmandade dos Clérigos.

O evento que decorreu no Auditório da Assembleia Municipal de Gaia, na sexta-feira 17 de novembro, foi um momento para também dar a conhecer aquilo que a diocese do Porto e as suas instituições sociais já vão realizando.

No átrio do Auditório alguns placards informavam que a diocese do Porto tem 110 instituições particulares de solidariedade social que juntamente com a Cáritas, a Sociedade de S. Vicente de Paulo e tantas outras instituições, associações e grupos de ação social são a expressão de empenho solidário e de caridade no território da diocese.

De referir que muitas destas instituições particulares de solidariedade social vivem, atualmente, momentos de grande dificuldade.

Na sua intervenção, neste encontro, o bispo do Porto sublinhou precisamente que “já se faz imenso” nestas instituições. “Obrigado pelo imenso que fazem”, disse D. Manuel Linda lembrando, contudo, que é possível fazer mais.

Em particular, o bispo do Porto pediu “afetividade na solidariedade” lançando mesmo o desafio do apadrinhamento de pessoas sem-abrigo. Assinalou a importância que esse ato teria no acompanhamento e na preocupação com aqueles que mais sofrem. Uma ideia que ficou como sugestão.

E este encontro fez-se também de ideias, com a entrega dos prémios do Concurso de Ideias de combate à pobreza lançado pela diocese do Porto. Uma iniciativa patrocinada pela Irmandade do Clérigos que visou promover o empreendedorismo social jovem, fomentando a geração de ideias potenciadoras de solucionar problemas sociais.

A ideia vencedora foi “60Comigo” do grupo de jovens da paróquia de Gondalães em Paredes. Um projeto de relação e cuidado com os idosos, para combater o isolamento e a solidão. Uma ponte de diálogo intergeracional com atividades lúdicas e culturais e um serviço de voluntariado para a ajuda em tarefas domésticas e no acompanhamento da vida dos idosos.

Este grupo de jovens recebeu um prémio de 750€ para a implementação do projeto, sendo que o segundo classificado recebeu 500€ e foi uma ideia intitulada “Mãos à Obra” proposta pelos jovens de S. Martinho de Bougado na Trofa. Com a quantia de 250€ foi contemplada a ideia terceira classificada “Viver sem Fios” dos jovens da paróquia de S. Tiago de Rebordões em Santo Tirso.

Outras ideias que apresentaram as suas propostas no formato vídeo foram as seguintes: “Alimentação para a Comunidade Carenciada, da pastoral juvenil da paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal; “Alimento para todos, da catequese de Arada,; “As tecnologias – o nosso anti-futuro”, da paróquia de Oliveira do Douro; “Criação de organização de apoio a idosos”, do Colégio de Gaia e “Integração Social de Migrantes, do Grupo Shema – Escravas da Eucaristia.

Do tempo de reflexão proposto neste encontro, destaque para a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres deste ano de 2023 apresentada por D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto. Lembrou em especial duas notas do Santo Padre, que pede para “não nos deixarmos levar pelo volume do bem-estar” e também para o “perigo da realidade virtual” que pode impedir de ver o concreto que nos envolve. Em particular a realidade dos mais pobres.

Também foi orador Francisco Maia, que colabora com a iniciativa “Economia de Francisco”. Salientou o caminho já percorrido neste projeto desde 2019 e recordou as intervenções do Papa quando convida empresários e economistas para uma economia diferente. Deu especial enfoque ao pedido do Santo Padre para que seja assumido o compromisso de “olhar a economia a partir dos pobres”.

Uma última nota para assinalar o moderador deste encontro de reflexão, Jorge Mayer, que tem mais de 20 anos na ajuda aos sem abrigo. Na sua breve alocução sublinhou que no acompanhamento aos pobres “a proximidade ajuda a fazer a fraternidade”.

Este encontro teve momentos musicais propostos por alunos da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

RS