Encontro de Alunos de EMRC regressou ao Porto

Volvidos 3 anos desde que o último Encontro de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese do Porto se realizou no Parque Oriental da Cidade do Porto, a 17/05/2019, cujo interregno se ficou a dever à conjuntura pandémica, a sua XVIII Edição regressou a este emblemático anfiteatro natural, que nos últimos anos tem acolhido milhares de alunos inscritos em EMRC e provenientes das escolas da Diocese do Porto.

No dia 20 de maio, cerca de 7500 alunos, acompanhados por perto de 650 professores de EMRC e de diversas disciplinas, provindos de 70 escolas do Porto e de outras Dioceses, encheram o Parque Oriental, dando vida e cor aos espaços da convivialidade que muitos alunos se viram privados de desfrutar, por força da pandemia que nos últimos tempos assolou a vida das comunidades educativas.

Como tem vindo a ser hábito, esta iniciativa pretendeu favorecer o convívio interpessoal e promover a socialização, num clima de proximidade responsável, de partilha e de diversão, propiciadora da experiência do encontro com os outros, sob o tema “EMRC: casa comum”. Depois de um período de confinamento e distanciamento social, que revolucionou a perceção do espaço de relações tal como até agora se conhecia, este momento de regresso ao Porto, motivado pelo contributo que EMRC presta a uma educação integral, acolheu a expressiva adesão dos alunos que vêm em EMRC como que uma Casa comum e um Porto de abrigo, onde são acolhidos e para os quais regressam, sabendo que a finalidade desta disciplina contribui para educação da sua natureza e vocação relacional e os convida a caminhar com os outros, rumo à plena realização como pessoas.