POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Família: junho será tempo de celebração e encontro


Na diocese do Porto há duas datas a fixar: no dia 12 de junho será o Dia Diocesano da Família e a 25 um tempo especial de reflexão e convívio. Este será vivido em comunhão com o X Encontro Mundial das Famílias que decorre em Roma de 22 a 26 deste mês com o Papa Francisco e é subordinado ao tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”. 

Neste mês de junho a Igreja Católica tem agendados grandes momentos de celebração do amor em família. Desde logo, destacamos o X Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma de 22 a 26 deste mês com o Papa Francisco. Um evento vivido em ligação direta com as dioceses de todo o mundo. 

“Amor em família: vocação e caminho de santidade”, é o tema escolhido pelo Papa para esta décima edição do Encontro Mundial das Famílias. Numa organização da diocese de Roma e do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, este encontro realiza-se no quinto aniversário da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” dedicada às famílias e no terceiro ano da Exortação “Gaudete et Exsultate” dedicada à santidade. 

Este encontro pretende “destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade” com o objetivo de “partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida quotidiana” – assinala um comunicado publicado no site da organização do evento.

Na diocese do Porto há duas datas a fixar: no dia 12 de junho o Dia Diocesano da Família e a 25 de junho um tempo especial de reflexão e convívio, em comunhão com o X Encontro Mundial das Famílias. Iniciativas organizadas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF)

Especial destaque merece o Dia Diocesano da Família, que já vai na sua 21ª edição. Um momento de celebração do amor em família, homenageando os casais que em 2022 completam 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial. Uma celebração vivida em ritmo vicarial. 

“Cada vigararia organizará a celebração da forma que melhor entender, recomendando-se que haja uma só celebração vicarial” – informa o SDPF. 

Entretanto, no dia 25 de junho entre as 9h e as 18h, na Casa Diocesana de Vilar, decorrerá um Encontro Diocesano de Famílias assinalando o X Encontro Mundial das Famílias que decorre em Roma de 22 a 26 de junho com o Papa Francisco. 

Assim, na diocese do Porto, a 25 de junho, as famílias serão convidadas a viver “uma jornada de reflexão e formação sobre alguns dos temas do Encontro Mundial”. Esse dia especial terminará com a celebração da Eucaristia e envio dos casais em missão presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. 

De referir que durante a semana de 19 a 25 de junho, as paróquias são convidadas a promover a Adoração Eucarística em família. 

Mais informações em www.pastoralfamiliarporto.pt 

RS