Festa das Missões na diocese do Porto

No quinto Domingo da Páscoa, como já era tradição antes do COVID, o Bispo do Porto preside a uma Celebração, no ambiente litúrgico vigente: Tempo pascal e proximidade do Pentecostes, Maio de Maria, de Fátima e do Coração, e neste Ano dia de Canonizações e Dia internacional da Família.

Toda a Igreja Diocesana, com o seu Bispo, reúne todos os seus Institutos Missionários Ad Gentes, com seus Candidatos e Cooperadores e Benfeitores e os Leigos e Jovens Missionários. Esta falange é de capital importância na vida dos institutos Missionários, que a Igreja Mãe quer conhecer, acolher, amar e enviar para outra Igreja Irmã.

Neste quinze de Maio, a Festa das Missões aconteceu pelas 16h, no Pavilhão Multiusos de Baião, com uma Eucaristia Solene, presidida pelo Sr. D. Manuel Linda, onde enviou os Jovens e Famílias para um tempo de Missão Ad Gentes e enviou também os vinte representantes de todas as Paróquias de Baião, para continuarem a Missão realizada de 6 a 15 de Março de 2020, que ficou suspensa abruptamente pela explosão do COVID e agora teve o seu epílogo e compromisso de Envio, para serem Paróquias e uma Vigararia missionária.

Na Homilia D. Manuel referiu que esta Igreja que somos é assim missionária, porque é uma Comunidade de Esperança, mas comos pés bem assentes na terra. Mesmo vendo e sofrendo o que se passa hoje no mundo, a Igreja acredita em novos Céus e nova Terra, como nos é dito hoje na segunda leitura do Apocalipse. E este renovação será sempre pela via interior, pela via do Amor que é a grande via de toda renovação sem rupturas. É este AMAR COMO JESUS, que é verdadeiramente novo e revolucionário, que faz  novas todas as coisas e a fonte de toda a Missão.

Após a homilia, o Pastor diocesano do Porto, acolheu e enviou para Igrejas Irmãs, três Jovens dos Voluntários Passionistas: Solange Oliveira, Joana Gomes e Inês Bastos que vão neste Verão para a Diocese de Viana – Angola por um mês. E mais seis leigos da Associação Leigos Voluntários Dehonianos: Duas Famílias – Ana Santos e seu Marido Isaac Alves com a Filha Mariana; outra Família Ângela Silva e José Silva e mais uma leiga já experiente nestas missões, que vão todos para no seu mês de férias para a Diocese de Gurué – Moçambique. A estas Famílias vão juntar-se também os outros Filhos, que por motivos pessoais não puderam vir ao Envio.

Em Dia Internacional da Família, com o Mandamento Novo do Amor como húmus e horizonte da vida, da família e da missão, foi um gesto e instante gravados na história destes Institutos e da Igreja do Porto. Na diocese há outros Leigos e Jovens que vão também servir em voluntariado missionário neste Verão, com enorme sonho e esperança de se tornarem melhores e colaborar nos Novos Céus e Nova Terra. Por exemplo, doze Jovens de Espinho e três leigos de Carregosa, farão neste Verão a sua missão de um mês na Guiné Bissau e S. Tomé e Príncipe, como é já habitual nestas Paróquias.

No final da Eucaristia, precisamente no momento ordinário do Envio, toda a Assembleia rezou a Oração da Missão, que todos sabiam de cor. Em seguida o Sr. D. Manuel acolheu e enviou cada represntante das Paróquias, com a sua chama acesa que emolduraram a a Imagem da Senhora de Fátima, que saíram para que esta luz do Ressuscitado, a ternura da Senhora do Rosário – Mulher do Apocalipse – este vigor e fogo da missão e do Espirito Santo irradie agora e se contagie agora numa Vigararia toda Missionária.

Belo e expressão concreta da comunhão, da harmonia, da sinodalidade que acontece discreta e secretamente, foi a cooperação da Autarquia, Junta e sua presença, com todas as Associações do Concelho, representadas com seus trajes e Estandartes, bem como as numerosas IPSS, onde todos juntos, em sinergia geram e mantêm o Bem Comum, a Justiça e Dignidade num amor a toda a prova, mas que é o segredo da coesão social, da integração e não exclusão, onde todos convergem e dão o melhor de si, para que a todos e cada um nada falte. E isto é a realização da verdadeira missão que todos recebemos de Cristo e almejamos: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI e teremos Novs Céus e Nova Terra, Casa Comum de harmonia e futuro.

(inf: SDM)