II Encontro Diocesano de Acólitos: juntos na alegria do serviço

A Vigararia de Santo Tirso acolheu a segunda edição desta iniciativa organizada pelo Serviço Diocesano de Acólitos e que teve a participação do bispo do Porto, D. Manuel Linda e do bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio

No passado dia 5 de outubro decorreu o II Encontro Diocesano de Acólitos na Vigararia de Santo Tirso. Este ano sob o lema «Juntos no serviço, celebramos com alegria», os acólitos dos vários pontos da Diocese do Porto, rumaram em direção à cidade do Santo Tirso e de S. Bento, para uma vez mais testemunharem todos juntos, o entusiasmo e a alegria que há na missão de servir o altar da Eucaristia.

Ainda cedo, por volta das 9.30h, os participantes começaram a chegar aos seis diferentes pontos da cidade de Santo Tirso, foram eles, a Igreja de S. Miguel do Couto, Igreja de Santa Cristina do Couto, Capela de Santo André, Igreja de S. Bartolomeu de Fontiscos, Igreja de Burgães e, como não podia deixar de ser, a Igreja Matriz de S. Tirso.

Para dar início ao dia realizou-se uma oração, em cada ponto, presidida pelos Padres e Diáconos da Vigararia, em conjunto com a equipa Vicarial de acólitos de Santo Tirso e a equipa do serviço diocesano de Acólitos do Porto. Houve, também, uma especial participação do recém-chegado Bispo Auxiliar D. Joaquim Dionísio, que ficará precisamente alocado à região Pastoral Norte, à qual pertence Santo Tirso.

No fim da oração, já com um espírito de aventura e muito entusiamo, os diversos grupos de acólitos foram partindo em caminhada rumo à Fábrica de Santo Thyrso, onde iriam almoçar e poder participar nos restantes momentos programados para a tarde.

Os diferentes percursos que passavam por diversos parques, monumentos e locais icónicos da cidade, nomeadamente as paisagens das margens do Rio Ave, tinham 6 desafios, onde os acólitos eram chamados a refletir sobre a sua atitude e a sua posição enquanto acólitos nas comunidades paroquiais, sobre o que os move nessa missão e a dar testemunho de uma fé alegre e generosa a todos que encontravam pelo caminho.

De relembrar, que neste ano pastoral somos desafiados a ir com a alegria «juntos por um caminho novo» e não faltaram fotografias de grupo, música e muito convívio, ao longo de toda a caminhada.

Chegados à Fábrica de Santo Thyrso, foi altura para descansar e repor energias com o almoço. Da parte da tarde, pelas 14:00h, iniciou-se o concerto dos Follow Him, que prometia ser um grande momento de festa e assim o foi com muita animação.

Para terminar o dia, chegou o momento central do encontro. Pelas 16:00h iniciou-se a Eucaristia, celebrada na nave principal, presidida pelo D. Manuel Linda, bispo do Porto, com a presença do D. Joaquim Dionísio e dos padres e diáconos que acompanharam os seus grupos de acólitos.

Os cerca de 500 acólitos ali presentes puderam escutar que o acólito deve dar do seu tempo, do seu amor e a sua dedicação, pois há mais alegria em dar do que em receber, foram assim algumas das palavras do D. Manuel na sua homilia.

Um agradecimento especial a toda a equipa do SDA pelo trabalho e dedicação que têm e a todas as equipas que colaboraram na realização deste dia, em particular ao coro da Peregrinação Nacional de Acólitos (PNA), composto maioritariamente por elementos da nossa diocese, mas também de outras dioceses. E um último agradecimento à Câmara Municipal de Santo Tirso pelo seu apoio na realização deste encontro.

(inf: Serviço Diocesano de Acólitos)