JMJ 2023: Dioceses do norte de Portugal promovem o ‘Km 11’ para preparar a Jornada Mundial da Juventude

As dioceses do norte de Portugal vão promover o ‘Km 11’ nos dias 23 e 24 de julho, uma atividade destinada aos jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

“O ‘Km 11’ foi uma atividade prevista para o ano 2020, um ‘sonho das Pastorais Juvenis das Dioceses do Norte de Portugal’, que a pandemia impediu que se realizasse, tendo por imaginário a distância de 11 quilómetros de Jerusalém”, indica um comunicado enviado à Agência Ecclesia.

A designação ‘Km11’ refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém, e “é o ponto de partida (e de chegada) para uma atividade de Verão conjunta entre as Dioceses do Norte de Portugal”, com o objetivo de preparar a Jornada Mundial da Juventude de 2023.

“Este sonho está ainda mais maturado do que estava em 2020”, acrescenta o comunicado, indicando que a atividade vai decorrer em dois dias, nas várias dioceses.

“Vamos em uníssono realizar o ‘Km11’ com alegria renovada e fé fortalecida como autênticos Jovens Discípulos de Jesus Cristo num grande encontro de todos os Jovens num local específico de cada Diocese com o Bispo Diocesano e restantes agentes pastorais”, indica o comunicado.

Para além da Eucaristia de Domingo, os promotores do ‘Km 11’ contam iniciar, no sábado, com uma Vigília de Oração nas seis dioceses ao mesmo tempo “com uma saudação em direto por cada diocese”.

“Esta atividade da Pastoral Juvenil e do Comité Organizador Diocesano destas Dioceses tem também como objetivo a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023”, informa o comunicado, acrescentando que desejam continuar a realizar esta iniciativa nos anos seguintes à JMJ Lisboa 2023.

Em 2023, o ‘Km 11 terá por tema os Discípulos de Emaús, que estava previsto para o ano de 2020, “não só pelo facto de estar na base do nome deste evento, mas também porque é a proposta de ‘caminho’ que nos chega a partir do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a Fé e o Discernimento Vocacional.

“Que este seja um ‘levantar apressadamente’ contínuo dos Jovens para a Missão aos outros e a Cristo que Vive e está entre nós como continuo Jovem”, conclui o comunicado.

(inf: Agência Ecclesia)