JMJ 2023: jovens mobilizam-se para a chegada dos símbolos ao Porto (c/vídeos)

Símbolos da JMJ vão estar na diocese do Porto durante o mês de outubro.

Os jovens da diocese do Porto estão a mobilizar pessoas para a receção dos símbolos da JMJ. Nos últimos dias têm-se multiplicado os apelos dos jovens nas redes sociais com o objetivo de “receber os símbolos em festa”.

A cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” chegarão de barco percorrendo o rio Douro desde o Peso da Régua até à Ribeira do Porto. Os símbolos chegam no dia 1 de outubro, pelas 18h25.

“Contamos contigo para fazer festa quando eles [os símbolos] chegarem à margem da Ribeira do Porto?” – pode-se ouvir num dos vários vídeos partilhados por jovens da diocese do Porto.

Depois de dez outras dioceses, a cruz e o ícone chegam ao Porto, onde o entusiasmo, sobretudo por parte dos jovens, vai crescendo.

Também a Pastoral da Juventude de Moreira da Maia se uniu nas mensagens de apelo à adesão dos jovens. A caminho da JMJ, o grupo de Moreira da Maia lança o desafio de “receber os símbolos juntos”.

Ainda com uma nota de humor, num dos vídeos partilhados na rede social facebook do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto, um jovem lembra o evento da receção aos símbolos e pede a participação de todos os jovens. “Tu também és jovem e vais receber os símbolos comigo. Conto contigo”, diz.

Além de esperar a chegada do barco na Ribeira, também é possível assistir à passagem dos símbolos a partir das margens, tendo em conta o horário já partilhado do percurso dos símbolos no Douro.

A receção aos símbolos marca o primeiro dia da peregrinação dos símbolos pelas 22 vigararias da Diocese do Porto. No dia da chegada, a cruz e o ícone vão subir até à Sé, onde coincidirá com o “Ora Arranca” – atividade que marca o arranque das atividades dos jovens da diocese.

No período da peregrinação, destaque para a permanência, entre 6 e 9 de outubro, na cidade do Porto, onde os símbolos estarão em contacto com universidades, hospitais, instituições civis e religiosas e outras realidades da cidade.

Neste caminho por toda a diocese do Porto também é de assinalar as missas de domingo, que serão realizadas pelas 16 horas e terão a presença dos símbolos. A diocese do Porto é a 11ª diocese a receber a cruz e o ícone da JMJ.

Os símbolos da JMJ foram introduzidos por Papa João Paulo II. A cruz surgiu em 1984, dois anos antes da primeira jornada, em Roma. Já o ícone apareceu apenas em 2000, ano em que as jornadas se voltaram a realizar na capital italiana.

Roma é mesmo a única cidade que já recebeu mais do que uma jornada, o que faz de Itália, a par de Polónia e Espanha, os países com mais jornadas (duas). Lisboa é a primeira cidade portuguesa a receber uma edição deste evento que junta jovens de todo o mundo.

Após a primeira edição, em Roma, em 1986, a JMJ já passou por: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A capital portuguesa recebe a JMJ de 1 a 6 de agosto de 2023.

MC