JMJ 2023: símbolos foram entregues à diocese de Setúbal

Diocese do Porto entregou em Fátima a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” à Diocese de Setúbal.

A diocese de Setúbal recebeu hoje das mãos dos jovens da diocese do Porto a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Segundo informa a Agência Ecclesia, este mês de atividades são para a diocese sadina um “sinal de esperança”.

“Queremos ir ao encontro das pessoas, onde estão os jovens, os que mais precisam, os vulneráveis da sociedade. O nosso objetivo é que esta peregrinação seja um sinal de esperança”, disse à Agência ECCLESIA João Marques, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal para a JMJ Lisboa 2023.

O padre José Lobato, administrador diocesano de Setúbal, declarou também à Agência Ecclesia que a “vinda dos símbolos é um gesto que acolhemos naquilo que ele é, na sua essência, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, com o Papa”.

Acrescentou ainda que a comunidade sadina vive uma “fase de grande expectativa”, esperando a nomeação do seu novo bispo, após a saída, em março, de D. José Ornelas, que tomou posse da Diocese de Leiria-Fátima por escolha do Papa Francisco.

O administrador diocesano mostra-se muito feliz por ver os jovens “entusiasmados, corajosos, ousados”, refere a Agência Ecclesia.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora ’Salus Populi Romani’ vão entrar solenemente na Diocese de Setúbal esta noite, a partir das 21h00, no Largo de Santa Maria, na Sé; após o acolhimento celebra-se a Eucaristia e, às 23h00, começa uma Vigília de Adoração, até às 08h00, animada por diferentes grupos da diocese.

Entre 1 de novembro e o dia 1 de dezembro, os dois símbolos da JMJ vão percorrer as sete vigararias (conjunto de paróquias) da diocese sadina: Setúbal (1 a 4 de novembro); Palmela-Sesimbra (5 a 8 de novembro); Montijo (9 a 12 de novembro); Barreiro-Moita (13 a 17 de novembro); Almada (18 a 21 de novembro); Caparica (22 a 26 de novembro) e Seixal (27 de novembro a 1 de dezembro).

RS com Agência Ecclesia | Foto: CB