“Km11”: espaço para oração, concertos, cultura e convívio

No primeiro dia da atividade “Km11”, no sábado dia 23 de julho, na diocese do Porto, o ponto alto das atividades foi a Vigília de Oração. Um momento de grande intensidade espiritual, em particular, no silêncio vivido durante a Adoração Eucarística.

Os cânticos, as orações e os gestos vividos na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, foram mais uma semente da preparação que está a ser feita para a JMJ de Lisboa.

A vivência desta experiência de grupo começou de manhã com a construção de um logótipo humano com a imagem da JMJ Lisboa 2023. Mais tarde, os jovens visitaram monumentos, igrejas e museus das cidades do Porto e Gaia, num roteiro que incluiu a Catedral do Porto, o Paço Episcopal e tantos outros locais.

O sábado 23 de julho teve ainda os concertos das bandas “Follow Him” e “The Sun”. Especial destaque para esta banda italiana que atuou a seguir à Vigília de Oração. Os membros deste grupo rock proveniente do norte de Itália, apresentam durante as suas atuações, os seus testemunhos de vida e de conversão a Cristo. Já atuaram para os papas Bento XVI e Francisco e vivem em tournée pelo mundo apresentando as suas canções.

A iniciativa “Km11” foi realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal. A sua designação de “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica, precisamente, a 11 quilómetros de Jerusalém.

Os jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real foram chamados a viver a experiência “Km11” como uma atividade promovida no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023.

As principais atividades do “Km11”, na diocese do Porto, Vigília, Concertos e Missa tiveram o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e decorreram na Praça do Município daquela cidade.

RS