Mais de mil jovens reuniram-se no Porto para escutar Deus

Testemunhos, questões, respostas, muita música e animação revelaram a forte motivação da diocese do Porto para a Jornada Mundial da Juventude. O bispo do Porto disse que a dinâmica da fé é sempre descobrir razões. Os jovens pediram uma Igreja mais inclusiva

A diocese do Porto está já a viver com muita intensidade a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do próximo mês de agosto. Prova disso foi a vitalidade e disponibilidade revelada pelos mais de mil jovens presentes no auditório da Casa Diocesana de Vilar, no Porto, no sábado 29 de abril na iniciativa “Escutar Deus na voz dos jovens”, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ).

A edição número nove deste evento contou com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda, numa noite muito participada e da qual o anfitrião foi o padre Jorge Nunes, Diretor do SDPJ e agora também responsável pela coordenação do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto para a JMJ. A moderar o diálogo entre os jovens representantes das 22 vigararias da diocese e o bispo do Porto esteve o diretor da Agência Ecclesia, o jornalista Paulo Rocha. Em vídeo foram escutados muitos testemunhos.

Foram lançados vários estímulos de conversa procurando conhecer os sonhos dos jovens para a vida em Igreja. Os jovens pediram uma Igreja mais inclusiva, assinalando a necessidade de empatia. Afirmaram o seu entusiasmo com a JMJ e sublinharam ser esta uma grande oportunidade de vivência da fé e de participação na Igreja.

O bispo do Porto, a este propósito, disse que a dinâmica da fé é sempre descobrir razões. D. Manuel Linda referiu que “procurar Deus é como o caminho de uma semente” e sublinhou que “a fé é igual a cultivo”, um processo que deve ser ajudado a crescer.

Este tempo de conversa foi tendo momentos musicais com Tiago Maia, vocalista da banda Follow Him e também dois momentos de dança, no início e no fim, com os jovens da Academia de Dança Liliana Castro, de Baião.

Este encontro de juventude concluiu-se com a grande animação proporcionada pelo excelente concerto do músico Syro.

Damos aqui ainda nota de um pedido especial do padre Jorge Nunes, a propósito dos “Dias nas Dioceses” que decorrem de 26 a 31 de julho. “São precisas muitas mais famílias”, declarou. Não obstante a diocese do Porto ter já ultrapassado em muito a fasquia das 700 famílias que vão acolher jovens, segundo o diretor do COD Porto, são precisas mais.

Recordamos que os requisitos para ser família de acolhimento passam por ter dois metros quadrados de chão para o peregrino estender o saco cama, local para higiene pessoal, duas refeições por dia (pequeno-almoço e jantar) e, se possível, disponibilidade para levar o peregrino pela manhã à paróquia onde decorre a atividade do dia.

São necessárias muitas famílias porque a diocese do Porto tem a expectativa de acolher dezenas de milhares de jovens peregrinos internacionais. Atualmente, a diocese do Porto já tem 10 mil jovens inscritos e mais de 20 mil já iniciaram o processo de inscrição.

“Os ‘Dias nas Dioceses’ são como um caminho de preparação para os peregrinos da JMJ. É um evento promovido pelas dioceses de Portugal na semana que antecede a JMJ de Lisboa. Consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país.

RS