«Ora Arranca!», Secretariado da Pastoral Juvenil convida a regressar a casa

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto vai começar o ano pastoral 2023/2024 com o encontro ‘Ora Arranca!’ e convida os jovens a regressar “a casa”, à catedral, após a JMJ 2023, dia 30 de setembro, às 21h30.

“Renovados na esperança e nos sonhos, depois de uma JMJ que nos arrebatou os corações. Continuamos caminho, como discípulos amados”, assinala o SDPJ/COD do Porto, na sua página na rede social ‘Facebook’.

A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em território português, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, teve mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, no Parque Tejo, presididas pelo Papa Francisco.

O bispo do Porto saudou o “êxito” da JMJ 2023, numa nota pastoral publicada após o encontro mundial, desafiando a diocese a dar continuidade aos dinamismos gerados na sua preparação e celebração.

“Não podemos desperdiçar o capital de entusiasmo e o potencial de renovação que ela contém. Celebremos festivamente o primeiro aspeto e disponhamo-nos, desde já, a concretizar o segundo”, referiu D. Manuel Linda.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil/COD Porto explica que regressam a “casa” neste início e lançamento das atividades do ano 2023/2024, “como Maria, regressou a casa depois da visita à sua prima Isabel”.

Ora Arranca!’, é o nome do tradicional encontro de início de novo ano pastoral, que se vai realizar na catedral do Porto, o “coração da diocese”, no dia 30 de setembro, a partir das 21h30.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, apontou a um “empreendimento memorável”, no pós-JMJ, o de construir “uma Igreja renovada, desperta da letargia da Covid, mais alegre e mais sinodal, uma comunidade crente que seja, efetivamente, marca e sinal da morada de Deus no meio da família humana”.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

A cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, vai receber a 41ª JMJ, em 2027.

CB