Outubro Missionário 2022

Próximo Outubro Missionário, será vivido na nossa Igreja do Porto com renovado zelo missionário, com os Jovens em dinâmica JMJ 2023, com toda a Diocese a acolher os Símbolos da Jornada. É uma feliz coincidência pois toda a missão brota do Senhor, mistério da sua Cruz e tem em Maria o mais belo ícone da Missão e oferta de si mesmo. O Lema da JMJ 2023 é «Maria levantou-se e partiu apressadamente»(Lc 1, 39), portanto exemplo e modo de vida missionário, que nos oferece a Mãe de Jesus e da Igreja. Levar Jesus aos outros, mesmo nas periferias. Assim este Outubro 2022 será ainda mais missionário, com a participação de todos os Jovens, na Peregrinação dos Símbolos, no acolhimento, reflexão e estudo da vida como acolhimento e Dom, suscitado pelos Símbolos da JMJ 2023.

O Dia Mundial das Missões é sempre o penúltimo Domingo de Outubro, este ano a 23. Para este Dia e mês o Papa propõe conscientizarmo-nos «Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8). A peregrinação dos Símbolos e o Ideal e vocação missionária, é mais apelativa e envolvente no mês das Missões.

Propomos para valorizar este Outubro tão especial, unir sempre Juventude e Missões, com os materiais missionários e os sinais da JMJ. A Catequese da Adolescência terá uma participação especial. A Missão em Itóculo – Nacala, Moçambique – onde está a fazer um trabalho muito belo o nosso Padre diocesano Mário João, será também desafio a toda a Catequese diocesana e Grupos a exercitarem a partilha missionária, dando e recebendo.

Subsídios deste Ano – Descarregar no Digital, os diferentes Materiais: www.opf.pt. Mas temos para entregar:

• O Guião missionário, com a Oração. O Guião missionário traz, este ano, um Porta Chaves e está feito para

ser usado o ano inteiro. Pedimos Oferta simbólica de 1,5 missões,

• Cartaz do Outubro Missionário,

• Cartaz da IAM(Infância e Adolescência Missionária) para o Advento e

• O habitual Mealheiro – Crianças ajudam Crianças – para o Advento ou/e Quaresma. Estes são graciosos.

• Temos, este ano, Latas para Peditório público na Rua, devidamente autorizado, nos Dias 22 e 23/10.

A Vigília Missionária, propomos seja no Dia 21 de Outubro, com o Esquema do Guião(ou adaptado), em cada Comunidade, com plena participação dos Jovens.

O Peditório para as Missões – no fim de Semana 22 e 23 de Outubro – está consignado em todo o País. Ofertório para auxílio às Obra Missionárias Pontifícias. É com estes meios que são ajudados os missionários e cristãos nos países pobres ou de perseguição ou onde os cristãos não têm liberdade para viver a sua fé.

Pedimos a todos os reverendos sr.s Párocos, Reitores e Celebrantes avisem a tempo e no dia esclareçam a importância desta partilha. Sem ela não há seminários nem formação cristã nas regiões desfavorecidas e dos mártires da fé.

Congresso Missionário a 14 e 15 de Outubro, em Lisboa – Tema: Fraternidade sem Fronteiras. Somos convidados a participar, presencialmente ou on line. As Inscrições são também on line.

A si, de modo especial confia o Senhor, dinamizar este Outubro Missionário, com todos os Jovens e Catequese da Adolescência. Bom ano Pastoral, estamos ao dispor de todos, juntamente com os Assessores Vicariais das Missões.

Secretariado Diocesano das Missões