Pastoral Familiar: novo ano com encontro na Casa de Vilar

No dia 9 de setembro teve lugar, na Casa Diocesana de Vilar, o Encontro da Pastoral Familiar, que pretendeu iniciar, com Alegria, o novo Ano Pastoral.

Estando em início de funções uma nova equipa do Secretariado foi considerado fundamental uma formação que permitisse, por um lado, identificar com clareza os problemas com que as famílias católicas e não católicas se deparam e, de seguida, encontrar caminhos comuns de ação.

Com esse intuito, foi convidado o Professor Doutor Juan Ambrosio (Universidade Católica de Lisboa), que num primeiro enquadramento abordou “A edificação do ser humano e da sociedade” partindo depois para uma refleção sobre “Os Desafios de Uma Pastoral Familiar na Sociedade Atual” a partir da Exortação Amoris Laetitia.

A enorme pertinência da temática abordada – e, sobretudo, a forma como foi apresentada pelo Prof. Juan Ambrósio – aconselhariam a presença de um maior número de casais e sacerdotes representando tanto os movimentos como as vigararias da nossa diocese. Ainda assim, os cerca de 40 casais e sacerdotes presentes permitem sonhar com um trabalho produtivo que começou com esta reunião e que progressivamente irá produzir frutos extensíveis a toda a diocese.

Sabendo que a “messe é grande”, mas que Deus providencia os meios para cada desafio a equipa saiu desta reunião, fortalecida e pronta para, alegremente se colocar ao caminho, trabalhando para que as famílias, qualquer que seja a sua circunstância, possam ser acolhidas com Amor nas paróquias, vigararias e movimentos da diocese.

Sabendo que o caminho é longo, a equipa acredita que contando com todos, caminhando na unidade e confiando na força do Espírito renovador, será possível construir uma realidade que à imagem do Evangelho sempre será nova em Jesus Cristo, em Igreja.

(inf: SDPF)