Porto de braços abertos para acolher os símbolos da JMJ

No sábado 1 de outubro a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” chegam de barco à Ribeira do Porto. Depois vão percorrer as ruas até ao Terreiro da Sé para uma Vigília de Oração. Nesse dia começa a peregrinação dos símbolos da JMJ pelas 22 vigararias da diocese do Porto

No próximo sábado, 1 de outubro, o Porto vai abrir os braços para acolher dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A diocese do Porto não mais esquecerá este dia com a chegada a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani”.

Descendo de barco o rio Douro, desde o Peso da Régua até à Ribeira do Porto, os símbolos da JMJ serão entregues pela diocese de Vila Real à diocese do Porto. A viagem terá início pelas 10 horas e a chegada ao cais da Ribeira está prevista para as 18.15 horas.

A diocese do Porto vai viver nesse dia um momento absolutamente único na sua história ao receber os símbolos da JMJ para uma peregrinação de um mês nas suas 22 vigararias.

É grande a expectativa entre os jovens que se estão a mobilizar nas suas paróquias e também nas redes sociais publicando e partilhando vídeos motivacionais para a vivência da JMJ e para a peregrinação dos símbolos na diocese. Os jovens querem “receber os símbolos em festa”.

Nesse final de tarde de sábado dia 1 de outubro, a cruz e o ícone mariano sobem da Ribeira até à Sé, naquela que será a primeira etapa da peregrinação dos símbolos JMJ no Porto, coincidindo com o “Ora Arranca”, que é a atividade de início de ano dos jovens da diocese do Porto. Pelas 21.30h haverá uma vigília de oração no Terreiro da Sé do Porto.

No percurso fluvial que os símbolos JMJ farão a partir do Peso da Régua pelas 10 horas, destacamos as seguintes localizações e horários aproximados da sua passagem: Ponte da Ermida – 11h24; Aregos – 11h55; Mosteirô – 12h21; Barragem do Carrapatelo – 12h55; Convento de Alpendurada – 14h23; Cais de Bitetos – 14h34; Praia do Castelo – 14h37; Ponte Hintze-Ribeiro – 14h53; Cais de Midões – 15h12; Rio Mau/Pedorido – 15h34; Praia de Melres – 15h50; Praia da Lomba – 15h55; Cais do Pé de Moura – 16h12; Porto Carvoeiro – 16h24; Cais da Lixa – 16h40; Barragem Crestuma-Lever – 16h45; Praia de Crestuma – 17h17; Praia de Zebreiros/Praia de Arnelas – 17h24; Foz do Sousa – 17h35; Areinho de Avintes/Gramido – 17h54; Ponte do Freixo – 18h11; Cais da Ribeira – 18h15.

O Comité Organizador Diocesano (COD) da JMJ no Porto informa que poderá haver um desvio de 10 minutos nos horários previstos neste percurso da cruz e do ícone até chegar à cidade do Porto.

No dia seguinte, domingo 2 de outubro, pelas 16 horas, haverá Missa Solene com os símbolos da JMJ na Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada em Vila Nova de Gaia. Aí será feito o envio dos símbolos para a vigararia de Espinho-Ovar.

Na peregrinação dos símbolos JMJ na diocese do Porto destaque para o período de 6 a 9 de outubro, no qual estarão na cidade do Porto num contacto direto com instituições civis e religiosas, universidades, os hospitais e tantas outras realidades que se concentram na cidade invicta.

Os símbolos JMJ vão passar pelas quatro regiões pastorais da diocese do Porto: Grande Porto, Sul, Nascente e Norte. Terão especial relevo as Missas de domingo que serão sempre pelas 16 horas na presença dos símbolos JMJ: dia 9, no Santuário de Nossa Senhora de La Sallete em Oliveira de Azeméis, no dia 16 no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Penafiel, no dia 23 no Santuário de Nossa Senhora da Assunção em Santo Tirso e no dia 30 no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde, Valongo.

De 1 a 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto numa corrente de oração, partilha e convívio pelas suas 22 vigararias. No dia 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.

Recordamos que a cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo. No ano 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa S. João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

RS