Porto: XVII Jornadas Catequéticas reflete sobre «novo itinerário»

Iniciativa decorre em regime híbrido entre 4 e 9 de julho

A XVII edição das Jornadas Catequéticas, da Diocese do Porto, vai analisar “o novo itinerário catequético”, dar “pistas para detetar sinais de radicalização” e apresentar “projetos e dinâmicas para a iniciação à vida cristã”.

“Este é já um momento tradicional na catequese da diocese e a oportunidade para uma releitura da caminhada catequética que permite abrir novo capítulo e convida a preparar a próxima etapa”, explica Isabel Oliveira, diretora do SDEC da Diocese do Porto.

A proposta deste ano, que se realiza em ambiente híbrido, com 5 propostas de trabalho a decorrem em regime online e 4 presencialmente, inicia-se a 4 de julho e termina a 9 de julho no seminário de Vilar, no Porto.

“queremos proporcionar aos catequistas, e outros agentes de pastoral, espaços de reflexão, de experiências/partilhas e de sugestões de práticas/ferramentas”, desenvolve.

No dia 4, e com repetição a 6 de julho, os participantes refletem os temas «Já não vos chamo servos, mas amigos (Jo 15,15): interpelações para a missão de transmitir a fé»; «Detetar os sinais e acompanhar a radicalização religiosa» e «Compreender e orientar comportamentos desafiantes na infância». Sempre online e a partir das 21h00.

Na terça-feira, dia 5, e na quinta, dia 7 de julho, realizam-se os ateliers que analisa os temas «Iniciar e educar para sinodalidade na catequese e com as famílias»; «Percorrer o novo itinerário catequético I - (despertar religioso e infância)», na terça-feira e «percorrer o novo itinerário catequético II - (adolescência e jovens)», à quinta-feira.

No sábado, e já e regime presencial, a iniciativa conta com a presença de D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, bispo do Porto, que abre os trabalhos a partir das 9h30.

Seguem-se os temas «Rumo às JMJ - projeto e dinâmicas para acompanhar a iniciação à vida cristã dos adolescentes fora do espaço catequético»; «Família/catequese/comunidade:  projetos e dinâmicas para iniciar à vida cristã»; «Suscitar o desejo da eucaristia: a adoração com crianças» e «A via da beleza na catequese: evangelizar através da música».

Os interessados devem inscrever-se AQUI