Secretariados Diocesanos refletem caminhos de coordenação da pastoral diocesana

Na noite do passado dia 17 de outubro, reuniram, na Casa Diocesana de Vilar, os diretores dos Secretariados Diocesanos, sob a presidência do Bispo Diocesano, Dom Manuel Linda, e dos bispos Auxiliares Dom Vitorino Soares e Dom Joaquim Dionísio.

O objetivo primeiro deste encontro foi o de refletir sobre um dos pontos do Plano Diocesano de Pastoral, a saber: “Redefinir o campo de ação dos Secretariados Diocesanos e promover o trabalho colaborativo entre eles, em função de um projeto comum, integrando o contributo dos Movimentos, Obras e Associações”.

Para iniciar a reflexão, o Padre Amaro Gonçalo, a quem o Bispo Diocesano tem pedido o acompanhamento pastoral das Associações, Movimentos e Obras (AMO’s), apresentou o resultado de uma reflexão sinodal realizada por estes em Assembleia. Nesse contexto, foi proposta uma melhor articulação das diversas AMO’s, com os diversos Secretariados Diocesanos, segundo o carisma específico e a respetiva predominância da ação pastoral.

Num inquérito realizado, a que responderam 35 dos 53 representantes das AMO’s, a maior parte destes sugeriu que a Coordenação Pastoral Diocesana proporcionasse uma melhor articulação da sua ação pastoral com determinados Secretariados Diocesanos.

Na prática, trata-se de procurar e encontrar um caminho colaborativo, que, no respeito pela autonomia destas realidades eclesiais, de matriz mais laical e carismática, possa potenciar, valorizar, integrar e rentabilizar os recursos pessoais e pastorais das AMO’s, obviamente no contexto dos grandes objetivos da Diocese e do seu Plano Diocesano de Pastoral.

Os presentes neste encontro mostraram-se recetivos a uma maior articulação, que pode ser diferenciada, por parte de cada Secretariado Diocesano, e que passará, em primeiro lugar, por aprofundar o conhecimento e o reconhecimento destas realidades eclesiais.

Por parte de alguns Secretariados – conforme foi testemunhado – esta articulação pastoral já está a ser feita, mas, por parte de muitos outros, há ainda caminho a percorrer. E o primeiro passo será dado, pelo convite de cada Secretariado às AMO’s, que se propuseram colaborar mais interactivamente com um Secretariado específico, segundo a indicação dada no referido inquérito.

Foi reiterada a necessidade de melhorar a comunicação interna e externa da Diocese. Foi sugerido capacitar o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, com recursos humanos, que ajudem as diversas realidades eclesiais da diocese a melhorar a sua forma de comunicação e contribuam para a produção gráfica e de multimédia de conteúdos.

Dom Joaquim Dionísio referiu-se ao processo em curso de criação de um novo site da Diocese e à necessidade de uma rede de “correspondentes” que façam chegar aos órgãos diocesanos de comunicação a notícia de eventos e ações a realizar ou realizadas.

Da discussão serena entre os presentes, foi também abordada a necessidade de redefinir o campo de ação dos Secretariados Diocesanos, que precisarão de ser reconfigurados, em função das necessidades e prioridades pastorais atuais, eventualmente – é apenas uma hipótese – segundo o esquema orgânico das diversas Comissões na Conferência Episcopal Portuguesa, dando-se, como exemplo, a possibilidade de alargar a ação do Secretariado Diocesano de Liturgia à Espiritualidade.

Foi manifestada por todos a necessidade de revitalizar alguns Secretariados Diocesanos praticamente inativos.

Este é um caminho de reflexão iniciado, que precisa de ser discernido e amadurecido, nas várias instâncias e órgãos da corresponsabilidade pastoral, conforme indicou Dom Manuel Linda. Este encontro realizou-se dentro de um contexto de reflexão sinodal sobre os passos a dar para tornar mais eficaz a coordenação da ação pastoral diocesana. O caminho faz-se caminhando. Mas este já foi um bom passo.

AG