“Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, neste ano de 2022, tem destaque na diocese do Porto a celebração ecuménica de dia 25 de janeiro pelas 21.30h na Paróquia de Matosinhos

“Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2) é o tema do texto proposto neste ano de 2022 para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma frase do Evangelho de S. Mateus que convida os cristãos a serem um símbolo como a Estrela de Belém: “os cristãos do Oriente Médio encontraram na 'estrela' uma imagem da vocação cristã. A estrela foi o sinal que guiou os Reis Magos de lugares distantes e de diferentes culturas até o Menino Jesus e representa uma imagem de como os cristãos se unem em comunhão entre eles ao se aproximarem de Cristo”.

“Os cristãos do Médio Oriente oferecem este material para a Semana de Oração pela Unidade, cientes de que o mundo compartilha muitos de seus próprios problemas e dificuldades por eles vividos e anseia por uma luz que possa dissipar as trevas no caminho para o Salvador” – pode-se ler no texto.

“De acordo com o Evangelho de Mateus (2,1-12), o aparecimento da estrela no céu da Judeia representa um sinal de esperança aguardado há muito tempo, que conduz os magos, e de facto todos os povos da terra, ao lugar onde o verdadeiro rei e Salvador é revelado. Essa estrela é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda humanidade”. É desta forma que se inicia o texto para esta Semana da Unidade.

O texto realça que Jesus é “a nova luz que ilumina cada pessoa e nos conduz para a glória do Pai e para o esplendor que ela irradia. Jesus é a luz que veio até as nossas trevas quando, por obra do Espírito Santo, encarnou na Virgem Maria e se tornou humano”.

“Os cristãos são chamados a ser para o mundo um sinal de Deus, trazendo para cá essa unidade que Ele deseja. Vindos de diferentes culturas, raças e línguas, os cristãos partilham em comum a busca por Cristo e o desejo de o adorar”, tal como fizeram os reis magos.

“A missão do povo cristão, portanto, é ser um sinal como foi aquela estrela, para guiar a humanidade na sua busca de Deus, para conduzir todos a Cristo e para ser instrumento através do qual Deus vai trazendo para o meio de nós a unidade de todos os povos” – refere o texto.

Os cristão do Médio Oriente recordam no texto que “a estrela ergueu-se no oriente (Mt 2,2). É do oriente que o sol se levanta, e é do que chamamos Médio Oriente que a salvação apareceu pela misericórdia do nosso Deus que nos abençoou com o que veio do alto (Lc 1,78).”

“Mas a história do Médio Oriente foi, e ainda é, caracterizada por conflito e violência, manchada com sangue, injustiça e opressão” – sublinha o texto.

Foi no Médio Oriente que a Palavra de Deus criou raízes e deu frutos. E foi a partir desse Oriente que os apóstolos saíram para pregar o Evangelho até os confins da terra (At 1,8). O Médio Oriente produziu milhares de testemunhas cristãs e milhares de mártires cristãos. E ainda assim, agora, a própria existência da pequena comunidade cristã é ameaçada já que muitos são levados a buscar uma vida mais segura e serena em outro lugar.” – salientam os cristãos do Médio Oriente no seu texto.

“Hoje, mais do que nunca, o Médio Oriente precisa de uma luz celeste para acompanhar o seu povo. A estrela de Belém é um sinal de que Deus caminha com o seu povo, sente as suas dores, escuta os seus gritos e demonstra-lhes compaixão” – acrescentam.

De referir que “os cristãos do Médio Oriente oferecem estes recursos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos conscientes de que o mundo partilha muitos dos problemas e dificuldades que eles experimentam, e anseiam por uma luz que aponte o caminho para o Salvador que pode vencer as trevas”

Em particular salientam que “a pandemia global da covid-19” e também “a permanente crise económica e o fracasso das estruturas políticas, económicas e sociais na proteção dos mais fracos e vulneráveis destacaram a necessidade global de uma luz que brilhe na escuridão”. E Cristo é essa estrela.

“O seguimento de Cristo é o nosso novo caminho e, num mundo em mudança, os cristãos precisam de permanecer firmes e determinados como as constelações e planetas que brilham” – referem os cristãos do Médio Oriente na sua mensagem afirmando que “o novo caminho entre as Igrejas é o caminho da unidade visível”. Um caminho de oração e celebração que deve ser feito com “coragem e audácia”.

Na diocese do Porto destaque para a celebração ecuménica de dia 25 de janeiro pelas 21.30h na Paróquia de Matosinhos. Presentes: Igreja Católica, Igreja Lusitana, Igreja Metodista, Igreja Ortodoxa Russa, Igreja Ortodoxa Constantinopla, Igreja Evangélica Alemã Porto, Igreja de St. James.

RS